Pregação sobre Josué

Introdução da pregação sobre Josué:

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Josué 1:6

Se as coisas estão difíceis, anima-te! O Senhor é contigo!

Atualmente, vivemos cercados por notícias tristes, crises em todo o mundo, a violência cada vez mais perto de nós, sendo capaz até de nos deixar desanimados, frustrados, e angustiados.

No entanto, em momentos como esse é que a palavra do Senhor soa ainda mais forte no coração daquele que nEle crê, espera e confia.

E essa foi a maravilhosa mensagem que chegou ao coração de Josué em sua incrível caminhada rumo a terra de Canaã.

Anima-te, eu sou contigo.

I – Deus anima Josué 

pregação sobre josué

Quando Josué ainda se encontrava em luto pela morte de Moisés, Deus o chamou para liderar uma grande multidão rumo à terra prometida . 

Naquele momento, Josué tinha tudo para sentir medo em seu coração: 

  • a primeira coisa era a grande ausência que Moisés, seu mentor e pai na fé fazia,
  • a outra, era o desafio de liderar um grande povo com todas as dificuldades que isso traria. 

Existem momentos em que recebemos um grande chamado, é natural que nosso coração sinta medo. E foi justamente isso que aconteceu com Josué.

Até que o Senhor, falou diretamente ao seu coração, dizendo: “Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria” (v. 6).

Daquele momento em diante, Josué percebeu que, por mais difícil que o desafio fosse, ele não estaria sozinho. 

Mas às lições da vida de Josué não param por aí.

Veja também → Pregação sobre Naamã

II – Não devemos nos prostrar diante das dificuldades

Quando o mar parece ser muito maior do que o barquinho em que estamos, e as adversidades da vida parece que vão nos engolir, nos sentimos fracos, abalados e muitas vezes, nos prostramos diante dos problemas. 

No entanto, é justamente isso que Deus falou, para que, Josué não fizesse. Mas pelo contrário, que se esforçasse e tivesse bom ânimo, porque o Senhor estava com ele.

Portanto, como a palavra de Deus é a mesma ontem, hoje e eternamente. A promessa do Senhor é a mesma para nossa vida. Por isso, quando estiver diante de uma dificuldade que parece ser muito maior do que possa aguentar, lembre-se da palavra do Senhor a Josué. “Esforça-te e tende bom ânimo, pois o Senhor está contigo”.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória. Com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como.

III – Deus exige obediência a Josué

O sucesso na missão que o Senhor passou a Josué, ou o seu fracasso estava condicionada a duas questões:

  • Meditar na palavra do Senhor 
  • E cuidar para ela ser uma realidade diária em sua vida, sem se afastar dela em hipótese alguma. 

No entanto, muitas vezes desejamos a bênção do Senhor e nos esquecemos de cumprir às condições básicas da sua vida, que é a obediência à sua palavra.

Para alcançar a vitória, Josué precisava confiar na palavra de Deus e se alimentar dela diariamente, inclusive recitando-a.

Desta forma, assim como antes, estar atento às palavras do Senhor são a base de uma vida de sucesso.

IV – A obediência ao Senhor atrai bênçãos para nossas vidas

A vida de Josué e os mandamentos do Senhor prescritos nas Escrituras sagradas, deixam claro que, Deus quer ser o Senhor das nossas vidas. 

E o principal motivo para que isso aconteça, é porque Deus sabe o que é melhor para cada um de nós. Mas não impõe sua vontade. 

No entanto, assim como Josué recebeu a promessa de que Deus estaria com Ele, essa promessa também se estende a nós. 

Mas com uma única condição, de que Deus saiba que nós também estamos com Ele, que o amamos, que reconhecemos o seu poderio, sobre as nossas vidas, e que desejamos tê-lo ao nosso lado.

Quando compreendemos que Deus tem o melhor para seus filhos, obedecer a Deus deixa de ser um fardo e torna-se um grande privilégio, atraindo a presença do Altíssimo e as bênçãos da parte do Senhor.

Por isso, assim como fez Josué, precisamos nos apossar da promessa do Senhor e meditar em suas verdades. Pois é através da palavra de Deus que teremos, a cada dia, a força que precisamos para atravessar qualquer dificuldade.

Por isso, não temas. Anime-se, pois Deus é contigo, é o que disse o Senhor dos Senhores, Rei dos Reis, Deus todo poderoso a Josué, e é o que Ele diz a você neste dia.

IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura. Com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão e não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

Gostou deste estudo e esboço de pregação sobre Josué? Comente abaixo o que achou.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *