Neste estudo e pregação sobre Marta e Maria. Vamos ver o que Jesus prioriza, e dá valor em relação a nossa comunhão com Deus. Também iremos ver as principais características dessas duas grandes mulheres na bíblia.

Pregação sobre Marta e Maria – A ocupada e a “preguiçosa”

Sabe quando vai uma visita na sua casa e você quer receber da melhor maneira possível? Pode ser até uma visita não muito desejada. Mas a maioria das pessoas quer receber bem, com a casa organizada, com fartura sobre a mesa.

Assim como hoje em dia, no tempo de Jesus também foi assim. No entanto, Cristo em sua infinita bondade nos mostra nesta passagem que mais do que a aparência, ele prioriza o relacionamento dele conosco. 

O bem servir de Marta reflete amor ao mestre

pregação sobre marta e maria

Marta recebeu Jesus em sua casa o que demonstra seu excelente coração e amor ao mestre.

No entanto, ao receber o mestre, Marta se dedicou aos cuidados à casa, justamente para receber Jesus da melhor maneira possível, o que é super comum. Imagine, se já queremos receber bem às visitas, parentes entre outras pessoas, que dirá o próprio Deus encarnado, não é verdade. Neste ponto, não nos cabe julgar a atitude de Marta, nem tão pouco condená-la.

Afinal, Marta representa aquelas pessoas que fazem tudo em favor do reino, pela obra de Deus. Aquelas pessoas que ficam na linha de frente e trabalham para que a igreja cresça e a palavra do Senhor chegue a muitos corações.

No entanto, pessoas que trabalham duro em favor da obra costumam ser extremamente zelosas e perfeccionistas. Afinal, estamos falando da casa de Deus. Precisamos dar o nosso melhor. O problema começa quando achamos que alguém a sua volta não está se empenhando como deveria.

Neste momento, pessoas como a Marta são tomadas por um sentimento de indignação e começam a reclamar da pessoa que, para ela, não está ajudando.

Foi o que aconteceu com a Marta. Mas não cabe a nós julgá-la. Mas aprender com a importante lição que Jesus nos passou a partir do seu comportamento é o que deve nos servir de reflexão.

É preciso priorizar o relacionamento com Deus

Servir a Deus é muito bom. No entanto, é preciso estar alerta para que o trabalho na casa do Senhor, não roube demais o nosso tempo e seja maior do que a intimidade que teremos com Ele.

Na ocasião, Marta estava tão focada em atender às necessidades físicas de Jesus, que esqueceu de dar a Ele aquilo que ele mais se agrada, seu tempo.

Por isso, Marta em um excesso de indignação, chegou ao ponto de questionar se Jesus não se importava de que a irmã dela a deixava trabalhar sozinha. 

Foi quando Jesus, então, deu lhe a resposta, que merece toda a nossa atenção: “Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” 

Ao responder Marta, Jesus a chama por duas vezes: Marta! Marta!, o que reflete a importância da advertência que o mestre ensinava.

O apontamento de Jesus indicou algumas falhas no comportamento de Marta, veja!

  • Andas inquieta;
  • Te preocupas com muitas coisas;
  • Pouco é necessário;
  • Ou mesmo uma coisa só.

Nesse momento Jesus mostrou a Marta que existia duas partes, os cuidados com a casa e o relacionamento com Ele, e que ela não tinha escolhido a melhor delas.

Maria, a preguiçosa que escolheu a melhor parte

Enquanto Marta se ocupava dos afazeres de casa, Maria se mantinha junto a Jesus. Aos olhos do mundo, Maria seria realmente preguiçosa e Marta teria toda a razão. No entanto, para Jesus, Maria havia escolhido a melhor parte.

Afinal, era Maria que ficava aos pés de Jesus e ouvia seus ensinamentos. Quem se debruça sobre os ensinamentos da palavra de Deus, sabe quão agradável é. Imagina ter o mestre ali, pertinho? Maria aproveitou cada segundo ao lado de Jesus.

E foi justamente pelo comportamento de Maria que ela foi elogiada pelo próprio Jesus, por ter priorizado seu relacionamento com ele.

Mais do que nos relacionarmos com as coisas do Senhor, devemos nos relacionar com o próprio Senhor

Maria escolheu se relacionar com o Mestre que estava ali, diante dos seus olhos, disposto a compartilhar com ela ensinamentos valiosos. Enquanto isso, Marta se dedicava à obra do Senhor, perdeu os ensinamentos de Jesus e foi repreendida por Ele.

Por isso, pense agora, o que tem roubado a atenção que você deve dedicar a Deus?

O que impede a sua proximidade e a sua intimidade com Deus?

Não permita que nada roube seu tempo, sua intimidade e seu relacionamento com Deus. Em vez disso, seja como Maria e escolha o seu relacionamento com Deus.

Isso é escolher a melhor parte.

Conclusão do estudo e pregação sobre Marta e Maria

Maria entendeu o poder do relacionamento. O poder de estar de perto de Jesus. E por isso foi abençoada. Assim deve ser conosco, devemos ter o nosso foco na pessoa de Jesus. Não deixando que as circunstâncias e vaidades da vida, nos afastem, do nosso amado Jesus.

Veja Também

Estudo e pregação sobre a juíza e profetiza Débora


IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura, com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão. E não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

pregação sobre marta e maria

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *