Atos 1 estudo. O primeiro capítulo de Atos, nada mais é do que uma transição dos acontecimentos relatados nos Evangelhos, e também traz uma descrição das primeiras atividades da Igreja Primitiva. Sendo o livro de Atos escrito por Lucas, que era um evangelista. Veja a seguir um esboço de pregação de Atos 1.

Atos 1:1-2 – Prólogo

A introdução começa com os dois primeiros versículos, que faz uma ligação entre o evangelho de Lucas e o livro de Atos.

Concluímos então, que atos é uma continuação do Evangelho de Lucas, que contém tudo o que Jesus começou a ensinar e demonstrar após sua ressurreição

A respeito de Teófilo, não sabemos com exatidão se era um pagão ou um cristão interessado na fé de Jesus.

No final do versículo dois temos uma referência ao Espírito Santo, que nos traz claramente o principal foco do livro de Atos que são as obras do Espírito Santo no começo da igreja.

Atos 1:3-5 – Obedecendo à ordem de Jesus

Sendo Jesus visto pelo discípulos cerca de 40 dias após a sua ressurreição, começou a falar sobre diretrizes do Reino de Deus, ao qual os discípulos deveriam seguir.

Contudo é importante salientar que, Jesus disse para todos os discípulos esperarem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder.

Eles não deveriam se ausentar da cidade em hipótese alguma, para que a promessa do Pai fosse derramada sobre eles.

Vemos esta promessa no versículo 5, onde Cristo fala sobre a vinda do Espírito Santo. Pois ao contrário de João que batizou com água, agora eles seriam batizados com o Espírito Santo em poucos dias.

Atos 1:6-8 – O Poder do Espírito Santo para pregação do evangelho

atos 1 estudo

No versículo 6, vemos que havia alguns discípulos perguntando a Jesus, se ele restauraria a ordem política de Israel. Cogitando a possibilidade de uma Independência, através de um descendente de Davi.

Mas Jesus respondeu, que não lhes era competido entender os tempos e as épocas, determinadas pelo Pai

Porém o discípulos tinham uma missão e agora era chegada a hora.

E para cumprir esta missão, era necessário a pregação do evangelho por todo o mundo.

Portanto no versículo 8, Jesus declara que eles receberiam poder, ao descer sobre eles o Espírito Santo, que aconteceu no dia de pentecostes, para que fossem testemunhas aonde quer que andassem. 

Com isso concluímos grandes verdades acerca do Espírito Santo:

  • Sem o Espírito Santo, não há poder de Jesus.
  • Sem o Espírito Santo, a pregação do evangelho se torna ineficaz.
  • E claro não há conversão, pois é ele quem convence os corações.

Era necessário um grande avanço, para que o Reino de Deus fosse estabelecido. E foi isso que se sucedeu graças à ação do Espírito Santo. Sendo o evangelho pregado em Jerusalém, Judéia e Samaria. E continuou a avançar dia após dia.

Atos 1:9-11 – A ascensão de Cristo

O capítulo se segue, e agora chega a hora de Jesus voltar para o pai. Jesus então é elevado aos céus através de uma nuvem, que nada mais é do que um símbolo da glória de Deus. 

Os discípulos permaneceram com os olhos fixos, fitados em Jesus. Eis que apareceram dois homens vestidos de branco , e disseram ao discípulos, que este Jesus, assim como foi ao céu, também haveria de vir novamente.

Atos 1 Estudo: 12-14 – A perseverança na oração

Não há como termos uma grande vitória, sem antes orarmos e buscarmos a presença e a resposta de Deus para nossa vida. Em Jerusalém a igreja se reuniu com um só pensamento, um só propósito, e mesmo que as preocupações pudessem vir à tona, eles permaneceram perseverando unânimes em oração. 

Pois o que eles tinham para realizar era uma grande obra. E claro antes de iniciá-la eles deveriam buscar e orar fervorosamente a Deus. Outro tanto é que, algo grandioso estava para acontecer, e isso iria mudar radicalmente a vida de cada um deles

A lição que podemos tirar aqui , é que não importa a quantidade de pessoas, desde que elas estejam juntas com amor e sinceridade de coração, buscando realmente assumir a causa de Cristo. Não há o por quê, de não se multiplicarem e crescerem dia após dia como cristãos 

Atos 1:15-26 – A escolha de Matias como um Apóstolo

Ao lermos essa passagem, vemos claramente que havia 120 irmãos reunidos naquele local. E Pedro que se tornou o líder do grupo. Se pois a frente e argumentou, a necessidade de um substituto para ficar no lugar de Judas. Para tanto usou, e relembrou uma passagem contida no livro de Salmos 69:25 e 109:8.

Agora no ministério apostólico havia uma vaga, e todos eles perceberam essa necessidade. Pois claro Jesus instituiu doze apóstolos, assim como havia também doze tribos em Israel. Trazendo a clareza que aquela vaga deveria ser preenchida, o quanto antes.

Para que fosse possível esta substituição, o escolhido deveria de ter algumas qualificações. Das quais eram, ser alguém que acompanhou Jesus e também ter testemunhado a sua ressurreição.

Eles então se reuniram e lançaram sortes, pedindo claro, ao Senhor a direção. Chegando a um escolhido que foi Matias. 

Diante daquele contexto e do derramamento do Espírito Santo, fica claro que a escolha de Matias foi feita pelo próprio Deus.

Também Pode te Interessar 

Estudo Completo sobre Atos 2

Estudo sobre Atos 3 

Veja Também ⇓⇓

Atos 1 estudo e esboço de pregação, espero que tenha gostado. Comente abaixo o que achou.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa noite graça e paz eu acabei de fazer um estudo no meu grupo de intercessão com esse assunto de Atos capítulo 1 Fico muito grata por tal explicação muito bem esclarecida Deus abençoe eu me chamo Eliene Santos