Estudo e pregação sobre Rute, vejamos sua história e lições para a nossa vida cristã. Uma mulher histórica e marcante na bíblia. Sua vida tem influenciado e levado a muitos, a conhecerem o caráter de uma mulher com características cristãs, por isso, é de suma importância estudarmos o livro de Rute. Espero que goste desse estudo.
Quem foi Rute na bíblia?
Vejamos agora quem foi Rute na bíblia:
Rute era uma moabita, tendo o nome como significado: amizade. A sua história se passou nos tempos dos juízes, sendo que nesse tempo, houve uma grande fome na terra. Por isso um homem chamado Elimeleque, que vivia em Judá, acabou se mudando com toda sua família para a terra dos moabitas.
Sucedeu que Elimeleque, veio a falecer e por isso os seus filhos acabaram se casando com duas mulheres moabitas. Malom se casou com Rute e Quiliom se casou com Orfa.
Os moabitas eram inimigos antigos do povo de Israel, mesmo assim, eles contrariaram as tradições e a rivalidade, se casando com mulheres moabitas.
Os anos se passaram, e as moabitas ficaram viúvas. E Noemi ouviu que, havia alimento e comida novamente em Judá. Então falou para suas noras voltarem para a casa de suas mães.
Orfa se despediu de Noemi, mas Rute não. Rute não só decidiu ir com Noemi, mas também firmou o compromisso de seguir e ter o mesmo Deus que ela tinha. Que era o Deus de Israel.
O Cuidado de Noemi e a Lealdade de Rute
Conheçamos agora um pouco mais sobre essas duas mulheres.
O cuidado de Noemi
Ao vermos que, Noemi indagou, para que suas noras voltassem a casa de suas mães. Observamos que, Noemi pensou em toda a dificuldade, que haveria na viagem até Judá.
Ela levou em conta, o sofrimento que as suas noras haviam passado com a perda de seus maridos. Demonstrando então, um amor sincero e cuidadoso.
A lealdade de Rute
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16
Estas palavras nos mostram a lealdade que Rute tinha para com sua sogra, nos mostrando que Rute, aprendeu a lealdade com Noemi, pois ao dizer que seguiria o mesmo, único e verdadeiro Deus de sua sogra. Podemos concluir que, Rute observava a adoração de Noemi ao seu Deus.
Aqui nós vemos um traço do caráter de Cristo, com a sua lealdade e amor a Igreja. Rute provavelmente absorveu isso de Noemi, pois esse afeto e lealdade, faziam parte da vida de sua sogra, e também agora de sua nora Rute.
Vemos também que, Rute decidiu abandonar os seus deuses, o que nos mostra um traço da renúncia que nós como cristãos, decidimos para seguir a Cristo.
Isso tudo nos leva a crer que, o coração de Rute estava sendo trabalhado pelo próprio Deus, para algo, que ela nunca haveria de ter imaginado.
Rute na genealogia de Jesus Cristo – (Pregação sobre Rute)
Quando Rute e Noemi chegaram a Belém, já era época da colheita da cevada. E para conseguir se sustentarem. Rute decide colher espigas, usando a permissão da lei para isso.
Porém, justamente, Rute chega ao campo de Boaz. Boaz era parente de Elimeleque, e este, perguntou aos seus servos sobre de quem era aquela moça.
Respondeu-lhe o servo: ”Esta é moça moabita, que voltou com Noemi”.
Boaz sabendo disto, decide deixar Rute colher as espigas, pedindo também, para que ela ficasse junto com suas servas.
Boaz responde que, ouviu falar do que Rute fizera a Noemi, e por isso, a abençoa, pedindo para Deus recompensá-la ricamente.
Depois disso Noemi conta para Rute que Boaz era parente de seu falecido marido. Então Noemi aconselha Rute, para que se case com Boaz.
Levando em conta a lei que havia, em que obrigava o parente mais próximo a casar-se com uma viúva. Desde que, ela se encaixasse em alguns requisitos. E Rute era uma destas.
Rute se encontra com Boaz, e este fica admirado, por ela querer fazer o que era correto. Contudo Boaz não era único resgatador. E por isso fala, para Rute esperar, que o assunto se resolvesse.
Boaz então, no dia seguinte se dirigiu a outro resgatador. E lhe falou acerca de Rute. O resgatador após ouvir o caso. Resolve renunciar o direito. O dando a Boaz. Para que, comprasse tudo o que pertencia a Elimeleque.
E assim Boaz se casou com Rute, que lhe deu um filho chamado: Obede. Tornando Rute parte da genealogia de Cristo.
Lições que aprendemos com a história de Rute
Neste estudo e pregação sobre Rute podemos tirar lições valiosas para nossa vida cristã. Vejamos agora três destas lições.
I.) Um coração voluntário e livre de amargura – C 1 – v. 16-21
A primeira lição que podemos ver na vida de Rute é que ela não ficou amargurada. Enquanto Noemi deixou a amargura entrar no seu coração, mudando até o seu nome para Mara. Que significa: amargura.
Rute em vez disso, decidiu não olhar para circunstância, não olhar para dor e voltar atrás, e sim olhar Noemi e o Deus de Israel.
Tiramos como lição que não importam as circunstâncias e situações adversas, que podemos enfrentar, sempre poderemos superá-las, desde que, permaneçamos com os nossos olhos fitados em Jesus Cristo.
II.) Uma amizade que refletia o amor Cristão – v.16,17
A segunda lição que vemos, é a amizade Leal e verdadeira que Rute tinha com Noemi. A amizade de Rute com Noemi não foi construída baseada em interesse, pois Noemi já não tinha mais nada a oferecer.
Agora Rute é que deveria ajudar, e auxiliar a Noemi. E assim deve ser conosco, pois devemos ter pessoas ao nosso lado, em que nos aproximamos sem interesse, e não, simplesmente para termos algum benefício. Como por exemplo: cargos na igreja, ou posições no trabalho e sociedade.
Mas sim por ajudarmos, sem querer nada em troca, tendo uma amizade verdadeira e sincera.
III.) Uma Mulher atraente pelo seu caráter – C 2 – v. 11.12
A terceira lição que vemos na vida de Rute é que, ela era uma pessoa atraente devido ao seu caráter. Isso sobrepuja, até mesmo, a aparência física dela, e foi isso que chamou a atenção de Boaz. Veja abaixo:
“E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar”. Rute 2:11,12
O caráter deve ser a nossa maior marca, devemos cuidar do nosso interior, e não somente do exterior. Pois Cristo deve ser visto em cada uma de nossas atitudes.
Conclusão
Chegamos a conclusão que Rute, não era simplesmente uma moabita, mas sim uma pessoa destinada a nos mostrar, com sua vida, como devemos nos portar, seja em nossas amizades, ou seja, em nosso caráter.
IMPORTANTE
Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura, com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.
Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão. E não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.
Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.
Gostou deste estudo e pregação sobre Rute? Comente abaixo o que achou.
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
4 Comentários
A paz, amei o estudo tenho um desejo muito grande de aprender cada dia mais sobre a palavra de Deus que Deus possa continuar abençoando vcs , sou de MT
Eu amei ,agora vou aprender praga dentro da palavra. Parabéns sou do Df.
Uma historia muito bonita,ondetemos tantas licoes a tirar para construcao de nosso cara-ter como mulheres de Deus. Gostei muito.
Muito linda a mensagem, que Deus continue te abençoando!!!