Atos 2 se tornou um marco para todo o cristão, pois nesta passagem vemos a descida do Espírito Santo no dia de pentecostes. Data que deu início a obra dos apóstolos, sendo estes os fundadores da Igreja Primitiva.

Veja agora este estudo e esboço de pregação de atos 2.

Atos 2 estudo v.1-4 – A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes

atos 2 estudo

Jesus deixa claro que o Espírito Santo traria para os discípulos um revestimento de poder. Sendo este poder para que cumprissem a obra de Deus. Pregando e anunciando Jesus.

Antes da descida do Espírito Santo no dia de pentecostes. A palavra nos mostra que em Atos 1, eles oravam unânimes, juntos, em um mesmo propósito. E assim deve ser conosco, devemos ser unânimes, sem deixar as diferenças e interesses, nos afastar do propósito que temos uns para com os outros. Devemos estar de acordo com os nossos irmãos, os fortalecendo em cada momento.

De repente um vento soprou, um vento impetuoso veio com toda a força. Se Tratava da chegada do Espírito Santo. Com isso podemos ver que ele age através de vários sinais, portanto devemos estar atentos e discernimos a sua chegada. 

Logo em seguida vemos que houveram outros sinais. As pessoas que estavam reunidas no cenáculo viram línguas repartidas como que de Fogo, essas línguas pousaram sobre cada um dos que ali estavam. 

Com isso todos eles foram Cheios do Espírito Santo, e agora estavam aptos para cumprir a obra para qual foram chamados. Pois o espírito de Deus é quem capacita a cada um nós.

Agora eles pregariam com ousadia e manifestariam os sinais e milagres que Jesus também realizou. 

E um desses sinais foi o dom de línguas, que os proporcionou a falar em outros idiomas, e isso foi testemunhado por milhares de pessoas que ali estavam. E o que cada um deles começou a falar, não era algo em vão, mas sim conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 2:14-36 – O sermão de Pedro

Como agora tudo havia mudado e estava sim completamente diferente, para cada um dos discípulos.  Pedro começou então a pregar ousadamente a palavra de Deus. 

Vemos claramente que aquele Pedro antigo não havia mais. Pois no lugar da covardia de negar a Cristo, agora tinha ousadia de anunciar um Cristo Vivo e Poderoso.

Muitos dos que ali estavam começaram a achar que os discípulos estavam embriagados. Porém Pedro com o discernimento dado pelo Espírito Santo. Explica usando a passagem e profecia encontrada no livro de Joel, dizendo que se tratava de um cumprimento real do que já fora profetizado.

Assim vemos que um dos propósitos do Espírito Santo e nos ajudar a entender as escrituras e o seu comprimento.

Mesmo que Pedro estivesse cheio do Espírito Santo, falando até em outras línguas. O Espírito Santo, o levou a enxergar o que estava escrito, para que a fé daqueles que estavam ouvindo Pedro não se baseasse em sabedoria humana, mas sim no conhecimento revelado nas escrituras.

Vemos aqui claramente a importância de fundamentar tudo o que falamos, quer seja pregando ou manifestando os sinais de Deus.

Pedro prossegue e repreende os judeus por tudo que haviam feito a Jesus Cristo. 

Explica porém que, Jesus foi entregue por um propósito determinado, para que fosse crucificado. Sendo assim vemos que a morte de Jesus deveria de acontecer de qualquer forma. Mas claro que isto não isenta os judeus, pois eles sim rejeitaram a Jesus. 

Pedro relata a morte de Jesus, e para isso cita a profecia da ressurreição, que encontramos no salmos 16:8-11. Sendo este um salmo de Davi, do qual vemos uma profecia de Jesus e sua ressurreição. 

Pedro continua e declara que Davi e o seu túmulo estava entre eles, mas o túmulo de Jesus está vazio. Pois ele ressuscitou, e está agora assentado à destra do Trono de Deus. 

E este Jesus, Deus o fez senhor e Cristo para todo o sempre!!!

Atos 2:37-41 – Três mil almas se convertem

Vemos que, aquele dia em que Pedro estava pregando não era um dia comum. Pois agora o Espírito Santo havia descido e Pedro pregava inspirado pelo por Ele, como resultado milhares de pessoas se converteram. 

O Espírito Santo agiu convencendo os corações, e após o discurso de Pedro três mil almas, dos que ali estavam se afligiram em seus corações, e perguntaram a Pedro e aos apóstolos o que deveriam de fazer.

Pedro disse somente: “arrependei-vos e cada um seja batizado no nome de Jesus”. E os que de bom grado receberam essa maravilhosa mensagem, acabaram se convertendo.

Ao vermos este versículo devemos nos atentar para a palavra arrependimento. Vendo que ela não somente foi usada por Pedro, mas também por Jesus quando começou a pregar a mensagem do reino.

Esta palavra “arrependei-vos” é o primeiro passo para que cada pessoa adentre a fé cristã, pois sem arrependimento não há conversão.

Pedro prossegue e diz que essa promessa da Salvação em Jesus e do Espírito Santo, diz respeito a todos quantos Deus chamar.

Atos 2:42-47 – A perseverança na doutrina dos apóstolos

Aqui podemos ver o começo da Igreja Primitiva e sua doutrina. Em que se baseava na comunhão e no partir do pão e nas orações.

Esta expressão: “partir do pão”, se refere claramente a ceia do senhor. Sendo este um ato que simboliza a comunhão e a memória pelo que Jesus fez lá na cruz. 

Assim como antes da descida do Espírito Santo, em que os apóstolos permaneciam unânimes. Igualmente agora todos estavam com este pensamento em comum, em um só propósito uns com os outros.

Por isso que em cada alma havia temor, consequentemente havia amor ao próximo. Levando cada um a compartilhar tudo o que vendiam, conforme a necessidade de cada um.

Era algo puro e sincero, tudo era feito de coração. E não com segundas intenções, que é o que vemos nos dias de hoje.

Esta perseverança dos Apóstolos e de todos os que se converteram, permanecia dia após dia, e o Senhor acrescentava ainda mais pessoas para estarem com eles.

Por isso hoje, muitas vezes nos falta verdadeiramente essa sinceridade e pureza de coração, para com todos os nossos irmãos. Pois é assim que glorificaremos o nome de Jesus, amando o nosso próximo como a nós mesmos.

Também pode te Interessar:

Atos 1 Estudo

Atos 3 Estudo

 

Atos 2 estudo

Atos 2 estudo e esboço de pregação, espero que tenha gostado. Comente abaixo o que achou!

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *