Estudo e pregação sobre Mefibosete. Veja essa emocionante história e perceba a soberania de Deus. E a sua ação divina ocorrendo no momento em que não esperamos. Tudo para que reconheçamos seu amor e cuidado. Pois no final Ele sempre trará a vitória que precisamos.

Veja agora esse estudo e esboço de pregação sobre Mefibosete.

Quem era Mefibosete?

pregação sobre mefibosete

Mefibosete era Neto de Saul, sendo filho de Jônatas. Como todos nós sabemos Jônatas era nada mais do que o melhor amigo de Davi.

Havia entre Jônatas e Davi uma aliança, que aconteceu quando os dois se conheceram. Jônatas fez esta aliança com Davi para que aonde quer que ele fosse, Deus estivesse com ele, e fosse bem-sucedido em todas as coisas. (1 Samuel 20:16-17).

Pregação sobre Mefibosete – A fidelidade de Deus que se estende de geração em geração

Estudo sobre Mefibosete ( 2 Samuel, cap. 9, v. 1-12).

Ao ler a história de Mefibosete duas perguntas podemos tirar como lição para nossa vida. Por isso se pergunte:

  • Quantas histórias começam tristes que terminam felizes?
  • Quanto tempo esperamos por uma resposta do Senhor?

Você verá neste estudo de Mefibosete a prova viva de que Deus nunca se esquece dos seus filhos.

Pois esta história é marcada por tragédias e frustrações. No entanto, ela nos ensina que não importa como começamos, e sim como terminamos. Por isso, não importa o tamanho da luta que está enfrentando hoje, Deus pode te dar a vitória. 

Leia Também: Pregação sobre Zaqueu o publicano

Uma história que começou com dor

Ao nascer, Mefibosete não pôde receber o colo de sua mãe, o leite materno, o seio acolhedor. Isso porque, ao dar a luz a Mefibosete sua mãe morreu.

Na ocasião, como seu pai, Jônatas, era apaixonado por sua esposa, passou a rejeitar Mefibosete que passou a ser cuidado por uma ama.

Seu pai era um guerreiro e lutava junto com seu pai, Saul. Até que foram mortos em combate. Ao saber do fato, a ama fugiu com o menino que à época tinha apenas 5 anos de idade. Afinal, após a morte de seu pai e seu avô, Mefibosete corria sérios riscos de vida.

Desta forma, o menino que já não tinha a mãe, e agora era órfão de pai e tinha perdido o avô, era levado em fuga com sua ama, a qual o fez sofrer um terrível acidente quando ela acabou deixando o menino cair de seus braços, fazendo com que Mefibosete ficasse aleijado dos dois pés, enquanto se encaminhava para uma cidade chamada Lo Debar (lugar de esquecimento), onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos ou doentes.

Lo Debar significa terra de esquecimento. E lá ficou Mefibosete.

  • Quantas vezes achamos que Deus se esqueceu de nós?
  • Que não temos nenhum Valor?

É assim que se encontrava Mefibosete no lugar de esquecimento.

O que era ruim, ficou ainda pior

Quando a Ama de Mefibosete decidiu fugir para que o menino não fosse morto, o mesmo sofreu um grave acidente que o deixou deficiente por toda a vida.

Ou seja, o menino que já não tinha a mãe, era órfão de pai e estava sem o avô, agora precisava de cuidados ainda mais especiais, uma vez que tinha a partir de então, agora o menino teria uma dificuldade de locomoção.

Quantas vezes pensamos que algo não pode piorar e as coisas nos surpreendem e tudo se tornam ainda mais complicado?

Em muitos casos, parece que Deus não está nos ouvindo, que o resultado das nossas orações são justamente aqueles que não queremos, ou o que mais tememos.

No entanto, ainda quando isso acontece, Deus não perdeu o controle sobre nossas vidas, e o desfecho da história da vida de Mefibosete nos mostra isso.

Deus abençoa Mefibosete

Em razão da forte amizade entre Davi, pai de Salomão, com Jônatas, filho do Rei Saul, ao saber da notícia da morte de seu amigo, Davi procurou a quem poderia abençoar da descendência de Jônatas, em homenagem a forte amizade que tinha com Jônatas.

Na época, Mefibosete andava tal qual feito mendigo, sujo, mal vestido, e andava se arrastando por sua dificuldade de locomoção.

Ainda assim, quando Mefibosete que já era adulto, Davi se lembrou de Jônatas e decidiu abençoar seu filho, devolvendo parte das terras de seu pai, o Rei Saul, e convidando para que ele, até o fim de sua vida, pudesse sentar-se à mesa para fazer suas refeições.

Na ocasião, diante de todo o sofrimento pelo qual passou em sua vida, Mefibosete teve uma grata surpresa da parte do Senhor, o que nos faz refletir de que, não importa como você começou a sua história, Deus não perdeu o controle da sua vida e na hora certa, Ele agirá em seu favor.

Conclusão

Nesta pregação sobre Mefibosete concluímos que, não se trata apenas de uma história aonde alguém é exaltado no final. Mas principalmente que Deus não esquece das alianças que fazemos, e além disso não ignora o amor que demonstramos para com o próximo, através de nossa atitudes. 

Porque Jônatas amou a Davi. Com o amor sincero e verdadeiro. E Deus honrou o seu descendente. 

E no final Mefibosete saiu do “esquecimento”, e agora entrou na memória de Deus. No lugar de Honra.

IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura. Com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão e não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

pregação sobre Mefibosete

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *