Nesta pregação sobre Zaqueu o publicano. Vamos ver o caminho percorrido por um homem rodeado de dor e rejeição pelo seu próprio povo. Em uma história que se passa em Jericó, aonde Zaqueu o publicano se encontra com Jesus e recebe a salvação.

Contudo antes, é importante entendermos quem era Zaqueu. Principalmente o que era ser um publicano, para que possamos extrair com profundidade essa grande lição, que vemos na sua história.

Quem era Zaqueu o publicano?

Segundo o texto de lucas 19:2, podemos ver que Zaqueu era um publicano, líder de todos os cobradores de impostos da região. Sendo assim era muito rico. 

O que era um publicano?

pregação sobre zaqueu

Durante o domínio de Roma, a sociedade nos tempos de Zaqueu estava totalmente dividida em muitas classes, sendo que dentre elas havia uma classe chamada de publicanos. 

“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico”. Lucas 19:1

Os publicanos nada mais eram que os cobrado

res de impostos. Assim sendo, eles recolhiam os tributos de casa em casa, de cidade em cidade.

A reputação dos publicanos era muito ruim, pois muito deles cobravam impostos acima da taxa imposta por Roma,  ou seja, extorquindo o povo. E o pior no caso de Zaqueu era que, ele fazia isso com seu próprio povo, que eram os judeus.

Com esse panorama já concluímos que a vida de Zaqueu não era fácil, ele pagava um alto preço pela sua ganância, pela sua sede de poder. E também por seu amor ao dinheiro.

A perseguição era altíssima aos publicanos, por isso eles eram excluídos da sociedade. Sendo impedidos de fazer muitas coisas, e a todo o tempo eram chamados de ladrões e traidores.

A história de Zaqueu

Zaqueu era um judeu que conhecia a lei de Moisés, conhecia a palavra de Deus. Porém vivia em um tempo ruim, aonde os fariseus e saduceus distorciam a palavra pelas suas tradições.

Na casa de Deus havia comércio, não havia cuidado com as viúvas, muito menos aos órfãos. Portanto nesse contexto Zaqueu acabou se corrompendo, dando vazão ao seu desejo de ganância e poder. Tornando-se assim um publicano.

Mas como Zaqueu conhecia a palavra de Deus, ao ouvir falar de Jesus, e que Ele estava por perto. Algo foi despertado dentro dele, era a sua sede de conhecer a Deus, e de por fim se sentir completo. 

Pois durante todo o tempo em que ele viveu como judeu e principalmente como publicano, não encontrou o que precisava, para que o vazio no seu interior fosse preenchido.

Entretanto, agora Jesus estava passando, o que ele procurava, e procurou pela vida inteira mas nunca encontrou, estava ali passando, indo ao seu encontro.

E se ele conseguisse falar e se encontrar com Jesus, ele poderia enfim, achar o caminho para salvação.

O Caminho para Salvação – (Pregação sobre Zaqueu)

Quem era zaqueu

Ao ler essa passagem sobre Zaqueu algo nos chama atenção, pois o publicano não mediu esforços para ver Jesus. Com isso concluímos que dentro dele havia um desejo ardente de ver a Cristo.

E não importava os obstáculos que estivessem na frente dele, ele iria passar por cima de todos.

Vejamos agora quais os obstáculos que Zaqueu enfrentou para achar o caminho da salvação:

  • A barreira da grande multidão: Ao chegar no lugar onde Jesus estava havia uma grande multidão. E uma enorme barreira na frente dele o impedindo de ver Jesus;
  • A barreira da pequena estatura: Zaqueu era pequeno. Sendo agora uma dificuldade que estava nele e não ao seu redor;
  • O obstáculo da críticas: As pessoas criticaram Zaqueu e murmuravam dentro de si, porque ele era um pecador, publicano, e não o achavam digno de conhecer a Cristo.

Diante de toda perseguição e rejeição que ele sofreu ao longo de sua vida, ainda agora, enfrentou muitos obstáculos para se encontrar com Jesus.

Mas aquele era o dia marcado. E Jesus foi ao seu encontro.

Da dor para Alegria, Da dor para Ousadia

Ao saber que Jesus estava passando, a alegria rompeu-se no peito de Zaqueu, e ele não mais viu a dor.

Ao ver os outros obstáculos que estavam na sua frente não mais viu a dor, mas sim teve ousadia e se esforçou para ver Jesus.

Com isso podemos tirar 3 lições dessa linda história:

I.) Jesus nos vê e nos conhece até mesmo no meio da multidão – v. 5 b

Mesmo que naquela hora a multidão fosse grande e levando em conta que aumentou após a cura do cego Bartimeu. Jesus acha Zaqueu em cima da figueira e o chama pelo nome, isso nos mostra que ele nos conhece e sabe exatamente quem somos. Por isso Ele vai a nosso encontro, até mesmo quando não esperamos, pois ele sabe, e conhece o íntimo do nosso coração 

II.) Não importa o que os outros pensam de você, mas sim importa que, Jesus te ama e quer te encontrar – v. 7

O trabalho de Zaqueu era deplorável, afligindo o seu próprio povo. Por isso Zaqueu era totalmente rejeitado por todos. Porém Cristo vai ao seu encontro não com palavras de rejeição, mas sim com palavras de vida eterna. De fato, por isso mesmo que, as pessoas ao seu redor o desprezem, Cristo estará sempre de braços abertos para te dar a vida.

III.) Quando a luz de Cristo se encontra com a nossa vida, até aquilo o que usávamos para o mal, passamos agora usar para o bem – v. 8

Zaqueu aceitou o seu trabalho provavelmente por ganância e poder. Porém depois que a vida entrou em sua casa, o seu dinheiro passou a ser um instrumento de amor e compaixão aos pobres.

Portanto até mesmo o passado e experiências negativas. Podem ser agora instrumentos para glória de Deus, ajudando e fortalecendo o próximo.

Conclusão

A conclusão que chegamos neste estudo e pregação sobre Zaqueu é que, Jesus ama o perdido e vai ao seu encontro, com o seu amor e vida eterna. Não olhando, e fazendo acepção de quem somos, ou o que podemos ter feito no passado.

Mas sim nos convidando a sermos Filhos Amados do Pai.


IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura, com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão. E não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

pregação sobre zaqueu

Gostou deste estudo e esboço de pregação sobre Zaqueu? Comente abaixo o que achou!!

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Eu gostei muito do estudo sobre , Zaqueu.
    Demostra com clareza o amor que Deus tem para cm seus filhos, não importa a estátua , o que praticamos.