Graça e paz neste artigo veremos um esboço de pregação sobre Jó, este importante personagem da Bíblia, do qual muitos comentam a sua história. Veremos seis super segredos, que são nada menos do que seis grandes lições da vida deste homem, e como podemos aplicar cada uma delas em nossa caminhada com Deus.

Esboço de Pregação sobre Jó – 6 Segredos Impactantes 

pregação sobre jó

Introdução:

O versículo chave do esboço de pregação sobre Jó se encontra no segundo capítulo, veja a seguir:

“E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa”. Jó 2.3

Com base nesse texto da história de Jó, veremos a seguir seis super segredos da vida deste homem que foi levado ao limite por Deus.

Os 6 segredos da vida de Jó

Como já disse Jó é uma figura bastante conhecida não só pelos cristãos mas por todos aqueles que conhecem um pouco da Bíblia Sagrada, porém o que muitos não sabem são estes segredos que fizeram com que ele realmente fosse marcante, como um grande servo do altíssimo. Vejamos a seguir estes seis super segredos.

Sinceridade

O primeiro segredo e grande característica que quero destacar é a sinceridade.

A sinceridade nada mais é do que o antídoto para a hipocrisia, em nosso relacionamento com Deus devemos ter essa característica porque no momento que vamos conversar com Deus, nunca poderemos demonstrar aquilo que não somos, com a sinceridade poderemos enxergar o nosso próprio coração através do nosso relacionamento com Deus.

E não era diferente com o Jô, ele procurava ser transparente e verdadeiro mesmo que isso resultasse em muitos problemas.

Retidão e Integridade

O segundo segredo que podemos extrair da vida de Jó é a sua retidão e integridade. Ele não coxeava entre dois pensamentos, ele tinha um foco e uma firmeza dentro dele que lhe permitia sempre agir de forma íntegra e reta diante de Deus. Exalava uma coerência e era constante na sua prática de Justiça. 

Nós devemos ser como Jó, porque se íntegro é ser inteiro completo, significa que não deixaremos nada escondido ou comprometido, porque agiremos sempre com a intenção de agradar a Deus sendo um homem justo e correto

Temer a Deus

esboço de pregação sobre jó

Temer a Deus é algo que nos dias de hoje está sendo entendido de uma maneira totalmente errada, porque vai muito além de ter medo, mas sim temer a Deus se trata de um respeito a ponto de que o mal não seja uma opção para se praticar, é isso que significa ter o temor de Deus dentro do coração.

Sabemos que o mal desagrada a Deus, por isso ele não se torna uma opção em nossa vida. É como se dentro do coração de cada filho de Deus existisse um alarme, e este alarme se chama temor.

Desviar-se do mal

A palavra sempre adverte para fugirmos do mal, muitos hoje em dia que tem uma fé em Jesus Cristo brincam com o mal, não tomam cuidado e não vigiam, não podemos brincar com o pecado, mas sim devemos sempre nos desviar dele. Era assim com Jó, ele fugia das Tentações porque queria agradar a Deus. 

É de suma importância entendermos que para andarmos com Deus devemos ter ousadia, sendo que essa ousadia irá nos ajudar a fugir de muitos problemas que o pecado nos traz. Jó era assim, ele fugia da aparência do mal e procurava ter um relacionamento com Deus

Perseverança

Agora vamos ver uma característica que tem uma missão Sim essa característica a seguir ela tem uma missão ela tem uma obra. E através dela somos aperfeiçoados, é claro que eu estou falando da perseverança. 

As dificuldades na vida de cada filho de Deus sempre vão existir, porém o que fazemos no meio destas dificuldades será o que realmente importa. Jó passou por inúmeras provações, mas ele sempre perseverou na fé. E essa perseverança o ajudou a se manter firme, sem murmurar, mesmo quando ele não via mais saída.

Muitas virtudes compõem o caráter do Cristão e a perseverança é uma destas virtudes. Jó tinha isso, e o resultado foi que ele permaneceu até o fim sem murmurar ou blasfemar contra Deus. Então entenda que a perseverança tem uma obra, uma missão a cumprir, devemos assim como Jó permanecer firmes no meio de tantas provações e dificuldades.

Humildade

Humildade uma característica que vemos pouco hoje em dia, muitos têm uma percepção errada acerca do que é a humildade e não entendem que a partir do momento que reconheço quem eu sou e quem Deus é, eu entendo o quanto sou dependente dele e o quanto ele é grande em minha vida, isso é a verdadeira humildade.

Jó reconheceu a grandeza de Deus e a sua pequinez. Ele não se achava superior aos outros, mas sim entendia o seu papel, que era de um servo de Deus totalmente disposto a fazer a sua vontade.

A humildade é mais uma virtude que sempre vai nos ajudar a reconhecer que sem Deus nada podemos fazer, e que devemos sempre colocá-lo em primeiro lugar em cada área de nossa vida.

Conclusão

Enfim chegamos a conclusão deste esboço de pregação sobre Jó, você viu seis super características deste grande homem de Deus, que são: sinceridade, retidão, temor, fugir mal, perseverança e principalmente a humildade. 

Tudo isso compõe uma imagem e essa imagem é a de Jesus, que deve ser refletida e transmitida através de nossas vidas, que possamos ser assim como Jó, firmes até o fim.

Fique com esse exemplo e entenda que devemos estar sempre comprometidos com o reino de Deus, e não com as vaidades desta vida.

Veja também: 

Pregação sobre o vale de ossos secos

8 lições sobre Ester – Pregação

Pregação sobre Tempestade – Os 5 tipos de Tempestade

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *