A paz neste artigo veremos um esboço de pregação mateus 25, texto importante que retrata uma parábola extramente relevante para os dias de hoje, espero que goste. Jesus está voltando e temos que entende urgentemente esta passagem!

Esboço de pregação Mateus 25 – Você estará pronto quando ele vier?

Texto Base: A parábola da dez virgens – Esboço de pregação Mateus 25:1-13

A Segunda Vinda de nosso Senhor é constantemente ensinada nas Escrituras, e é dada para incitar nossos corações a uma maior consagração e fervor em nosso serviço a Deus.

O triste é que essa doutrina também tem sido causa de muitos conflitos e contendas amargas entre os cristãos, principalmente quando os crentes defendem seus próprios pontos de vista sobre a sequência exata dos eventos. 

Alguns podem ficar tão empolgados com todos os detalhes que perdemos de vista a preocupação mais crucial para nós como cristãos: como devemos viver agora à luz do breve retorno de Cristo. O que deveríamos fazer agora se sabemos que Cristo pode vir em breve?

Algumas das melhores orientações para viver na expectativa da vinda de Cristo podem ser encontradas nas parábolas que Jesus contou sobre este assunto, particularmente as quatro parábolas que se encontram em Mateus 24 e 25.

E para buscarmos orientações acerca da vinda de Jesus nada melhor do que analisarmos a parábola das dez virgens. 

A parábola começa no v.1 – ‘Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, foram para encontrar o noivo.’

I. O Cenário Único da Parábola das Dez Virgens

esboço pregação mateus 25

Esta parábola tem um cenário interessante, familiar para a maioria de nós: o cenário de uma festa de casamento. As dez virgens eram realmente participantes do casamento.

Este cenário único da parábola tem grande significado. Existem várias boas razões pelas quais a segunda vinda do Senhor Jesus deve ser descrita aqui na forma de uma celebração de casamento.

Casamento é o relacionamento de Cristo com a Igreja

Em primeiro lugar, o casamento retrata apropriadamente o relacionamento íntimo que existe entre Jesus Cristo e Sua igreja. Deus escolheu o mais elevado e próximo de todos os relacionamentos humanos – o casamento – para retratar nosso vínculo com Ele. Assim, Cristo é o marido ou noivo, e a igreja é a esposa ou noiva de Cristo.

E o amor e o compromisso entre Cristo e a igreja são muito parecidos com o amor e o compromisso conjugal que existe entre a noiva e o noivo. Apocalipse 19:9 nos fala do tempo em que nós, que estamos em Cristo, participaremos da gloriosa ceia das bodas do Cordeiro. 

Com que ansiedade esperamos agora o tempo em que nosso amado noivo aparecerá em toda a Sua majestosa glória e nos levará para o Seu lar celestial!

Em João 14:2,3, Jesus deu esta maravilhosa promessa: ‘Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Eu vou preparar um lugar para você. E se eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo; para onde eu estiver, aí estejais vós também.’

Casamento é felicidade e regozijo

A segunda razão pela qual a volta de Cristo é como o dia do casamento é que o casamento é um evento marcado pela felicidade e regozijo. É por isso que a palavra chinesa para casamento é “felicidade dupla”.

Mesmo nos casamentos a que somos convidados, podemos ver a felicidade das famílias dos noivos, tão calorosamente expressa em todos os sorrisos, abraços, apertos de mão e nas muitas vezes generosas despesas com a decoração do casamento e o jantar.

Mas é claro que nenhuma felicidade no dia do casamento pode ser maior do que a dos noivos, que são os únicos unidos como marido e mulher, pois este é o dia que eles tanto esperavam!

Da mesma forma, nós também devemos esperar e esperar ansiosamente pelo dia feliz em que nosso Senhor Jesus Cristo virá. Num sentido real, o dia da volta de Cristo será um ‘dia de casamento’ para nós, o dia em que estaremos para sempre na presença de nosso amado Redentor e entraremos na alegria de nosso Senhor.

Para nós que somos redimidos por Cristo, não há felicidade maior do que estar na presença de Jesus Cristo. Como o salmista disse tão bem no Salmo 16:11 ‘na tua presença há plenitude de alegria; à Tua mão direita há prazeres para sempre.’

Casamento requer preparação e comprometimento 

A terceira razão pela qual o retorno de Cristo é como um dia de casamento para nós é que envolve nossos preparativos para isso.

Estamos todos cientes de todos os preparativos elaborados que geralmente envolvem um casamento na igreja: escolher o padrinho, a dama de honra, os pajens e as daminhas, preparar a lista de convidados, imprimir os convites e programas, o vestido de noiva, o carro do casamento , decorações florais, fotografia e jantar de casamento.

Para os casais cristãos que vão se casar, os preparativos mais importantes são os preparativos espirituais – eles precisam de aconselhamento pré-matrimonial para aprender cuidadosamente os princípios bíblicos para ter um casamento feliz e centrado em Deus.

E eles precisam passar tempo em oração antes de realmente se comprometerem a cumprir os votos matrimoniais que farão um ao outro perante o Senhor.

Aqueles que não se preparam adequadamente para o casamento podem ter problemas em breve. E assim deve ser com cada cristão, deve estar preparado e vigilante até a volta de Jesus

II. As lições úteis da parábola das dez virgens

pregação mateus 25

Agora, o retorno iminente de nosso Senhor Jesus Cristo é exatamente como o casamento neste aspecto particular – devemos fazer bons preparativos para isso.

E esta é a primeira e principal lição da parábola das dez virgens. Foi contada por Jesus para enfatizar aos Seus discípulos como é importante estar preparado para a Sua segunda vinda.

A preparação é essencial para viver na expectativa da volta de Cristo. (vv.1-7).

Nesta parábola, Jesus é representado pelo noivo. Os cristãos são representados pelas dez virgens que esperam sua chegada.

Nossos preparativos são representados pelas lâmpadas e pelo azeite que as virgens levaram consigo. Agora, essas dez virgens não eram as que iriam se casar. Elas eram apenas damas de honra ou participantes do casamento.

Mas chegará o dia, e pode ser muito em breve, que esse número será cumprido, e então o Senhor Jesus Cristo retornará à Terra exatamente como Ele prometeu! Isso pode ocorrer no momento menos esperado.

O mundo não estará preparado para este evento, pois o próprio Jesus disse que será como nos dias de Noé – o mundo em geral estará ocupado comendo e bebendo, casando e dando-se em casamento, lutando e fazendo negócios até o exato momento da Segunda Vinda.

Mas nós que amamos o Senhor Jesus Cristo devemos estar preparados para que Ele venha a qualquer momento.

Isso é absolutamente exigido de nós e também ordenado. Na verdade, é parte integrante da vida cristã.

Tito 2:11-13 nos diz que além de nos ensinar a negar nossa vida passada de pecado e viver em retidão, a graça de Deus também deve nos ensinar a esperar aquela bendita esperança e o glorioso aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Voltar-se para Cristo para a salvação significa, entre outras coisas, comprometer-se a esperar por Sua volta. 

“Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,
E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura”. 1 Tessalonicenses 1:9,10

Amados, vocês estão comprometidos a esperar pacientemente pela volta de Cristo?

Você é como as cinco virgens sábias da parábola, que tiveram absoluta certeza de que estariam prontas para sair e encontrar o noivo quando ele viesse? 

Talvez você queira perguntar então: como podemos estar preparados para encontrar Cristo quando Ele vier? Gostaria de sugerir quatro passos que você pode seguir:

Vença os obstáculos do pecado

Em primeiro lugar, devemos vencer todos os obstáculos em nossas vidas. A Palavra de Deus nos diz que devemos ‘deixar todo embaraço e o pecado que tão de perto nos cerca, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta’ (Hebreus 12:1).

Isso significa que devemos vasculhar nossas vidas – e se perguntar se estamos vivendo em pecado, ou fazendo alguma coisa que está fora da vontade de Deus.

Talvez seja hora de fazermos um balanço de nossas vidas e ver se precisamos remover qualquer peso morto que esteja preso a nós e nos atrapalhando em nossa busca por Cristo.

Volte-se para o Primeiro Amor

O segundo passo é reacender as chamas do nosso primeiro amor pelo Senhor e sermos fervorosos no serviço ao Senhor. Devemos estar ocupados em servir a Deus até que Jesus venha (Lucas 19:13). 

Meu caro irmão, se você tem se tornado negligente em seu serviço, então talvez seja hora de consagrar sua vida totalmente para o uso de Deus. Entregue-se completamente a Ele agora e desista de todas as suas ambições pessoais por amor a Ele.

Administre bem o seu Tempo e Talentos

O terceiro passo é exercer uma boa administração de nosso tempo e talentos. Devemos fazer o melhor uso eficiente de todos os recursos que deixamos para o Senhor. Isso será tratado com mais detalhes quando considerarmos a parábola dos talentos em outro sermão. 

Há muitas coisas que você pode fazer para o Senhor, para glorificá-lo. Você pode estudar Sua Palavra e aplicá-la, orar pela obra do Senhor, encorajar irmãos e compartilhar o evangelho com seus amigos e entes queridos.

Mantenha-se Firme e com Foco – Conclusão do Esboço de pregação Mateus 25

esboço mateus 25

O quarto passo é se manter firme e com foco. Muitos são bons em iniciar sua caminhada, mas poucos são capazes de manter-se firme até o fim.

Você precisa manter um ritmo constante até chegar ao fim. Isso só pode ser feito no poder que Deus lhe dá para a vida cristã: o poder do Espírito Santo do qual você precisa depender todos os dias.

Nos antigos casamentos judaicos, as celebrações do casamento aconteciam na casa do noivo. E era costume o noivo sair e buscar sua noiva na casa de seu pai, e trazê-la de volta para sua casa em uma grande procissão nupcial. Este procedimento pode ser bastante longo. 

O clímax de todo o casamento foi o momento em que o noivo finalmente chegou com a noiva em sua casa e realizou ali a grande festa de casamento.

Haveria participantes do casamento esperando por sua chegada, e eles teriam o privilégio de se juntar ao casal em sua alegre festa de casamento. Foi em tal festa que Cristo realizou Seu primeiro milagre, transformando água em vinho.

As dez virgens da parábola formavam a festa de boas-vindas para o noivo e sua noiva. O dever delas era ficar atento à aproximação do noivo. E elas esperaram ansiosamente por sua chegada por um certo tempo, mas não havia sinal da procissão. Sua procissão estava evidentemente atrasada.

Naquela época, elas não tinham como saber por que havia um atraso ou quando poderiam esperar a chegada da procissão. Tudo o que podiam fazer era esperar. Elas esperaram cada vez mais, mas o noivo ainda não havia chegado! 

Seu estado de alerta parece diminuir quando a noite chega, mas as dez virgens ainda esperam que ele chegue.

Quando se cansaram de esperar, adormeceram. Então, de repente, à meia-noite, elas foram rudemente acordadas pelo grito ‘Eis que vem o noivo; saí para encontrá-lo!’ 

Agora este era o momento que todos esperavam ansiosamente. Agora era a hora em que elas deveriam cumprir o dever que haviam sido designadas para cumprir como festa de boas-vindas.

Cinco delas estavam adequadamente preparadas e conseguiram fazê-lo bem. Elas deram as boas-vindas ao noivo e entraram em sua casa com ele e sua noiva para a festa que culminou no casamento. Façamos uma pausa para ver como isso se relaciona conosco.

A longa espera nesta parábola descreve claramente o longo tempo que a igreja esperou pela vinda de nosso Senhor.

Quase dois mil anos já se passaram desde que Cristo subiu ao céu! Geração após geração de cristãos têm esperado que Cristo apareça nos céus, mas Ele ainda não veio. Muitos até desistiram de esperar e pensam que Cristo não vai voltar, ou que Ele já voltou.

Mas as escrituras dizem claramente em Apocalipse 1:7 que ‘Eis que vem com as nuvens; e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.’

Enfim, espero que tenha gostado deste esboço de pregação sobre Mateus 25, deixo aqui o conselho chave de ser firme e constante, aprenda a lição desta parábola e persevere até o fim esperando a volta do nosso Senhor Jesus Cristo. 

Veja também: 

77 Temas de Pregação para o Culto de Oração

Pregação sobre o vale de ossos secos

8 Lições sobre Ester – Pregação

6 Segredos Escondidos – Pregação sobre Jó

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *