Estaremos estudando esta manhã do livro de Ezequiel, capítulo 37. Não iremos estudar sobre um filme de terror. No entanto, a visão que vem à mente pode nos remeter a isso. Mas, não há nada a temer.

Pregação sobre o Vale dos Ossos Secos

vale dos ossos secos

Texto Base da Pregação – Ezequiel 37:1-14

Ezequiel é um profeta de Deus. Às vezes, diferentes profetas são conhecidos por várias coisas. Jeremias é conhecido como o profeta que chora por causa do desastre iminente de Israel.

Ezequiel pode ser um profeta bem peculiar porque Deus o chamou para profetizar sobre coisas peculiares.

Nesta visão de ossos secos, neste vale de ossos secos, vemos ossos ganhando vida.

Vemos ossos, de vez em quando, e imediatamente os associamos à morte. Aqui nesta visão, podemos, esperançosamente, associá-la à vida, pelo menos espiritualmente falando.

Essa visão ocorreu durante o tempo em que Judá foi levado para o exílio na Babilônia. É uma profecia da restauração de Judá à terra de Canaã. Foi cumprido nos dias de Neemias e Esdras.

A Visão dos Ossos Secos

pregação no vale de ossos secos

Ezequiel 37:1-10

Imagine um campo de batalha. Semelhante ao campo de batalha de Custer, onde eles escavaram e descobriram onde, no momento da perda de uma batalha, os cadáveres foram deixados para apodrecer. Imagine um campo de batalha como esse, onde Ezequiel chegou a um vale e descobriu muitos ossos secos.

Estes não são de uma morte recente. Você pode dizer a diferença entre uma morte antiga e uma recente. Esses ossos estavam secos, estavam mortos há muito tempo.

  • Vale Seco de Ossos – Vs. 1-2
    Esses ossos podem viver? – vs. 3
    Comando para Profetizar – Vs. 4-6
    A Remontagem dos Ossos – Vs. 7-8
    Profecia ao Vento – Vs. 9
    Os Ossos Vivem Novamente – Vs. 10

Quando esses ossos se juntassem, Ezequiel saberia, sem dúvida, que o SENHOR Deus estava falando. Somente Deus, o Criador, poderia fazer com que ossos secos voltassem à vida.

Gênesis 2

Os ossos secos explicados

Aqui vemos esta visão de um grande vale cheio de ossos. Os ossos se levantaram, ficaram cobertos de carne e ganharam vida.

  • Ezequiel 37:11-14

A nação de Judá está em cativeiro há 70 anos. Lembre-se, as outras tribos, o Reino do Norte de Israel, foram todas levadas ao cativeiro. Eles agora vão sair como uma nação. Eles se uniriam como um e seriam tirados do cativeiro. Para os do exílio assírio, foram centenas de anos.

Para os do exílio babilônico, foram setenta anos. Eles começaram a perder a esperança. Eles sentiram que nunca mais voltariam.

  • Cativeiro Atual – Vs. 11
    Restauração Futura – Vs. 12
    A Mão de Deus Revelada – Vs. 13-14
    A Palavra de Deus Cumprida – Esdras 1:1-4

Deus os restauraria e os tiraria de sua sepultura proverbial. Deus os tiraria deste cativeiro, vivos, para serem devolvidos à sua terra.

Quando isso acontecesse, essa profecia mostraria que Deus estava por trás disso. As pessoas não poderiam ter feito isso por conta própria. Eles conheceriam Seu poder, Seu amor e Sua lei.

  • Esdras 1:1-4

Deus havia dito que eles retornariam e a história revela que eles retornaram.

Quando os persas conquistaram os babilônios, Ciro começou a mudar as coisas e permitiu que o povo voltasse para sua própria terra. Esta foi uma restauração garantida que Deus estava proclamando.

A profecia nos diz que eles voltariam para casa. E a história nos diz que eles o fizeram, voltaram para casa, reconstruíram o templo e as muralhas da cidade e nunca mais se voltaram para os ídolos.

Vemos uma grande restauração. Esses ossos estavam mortos, secos, por 70 anos, e voltaram à vida. A visão é uma imagem da vida. Eles sairiam do cativeiro para a vida novamente. Foi uma grande promessa para os filhos de Israel.

A visão de ossos secos: o que isso significa para nós hoje

Essa visão não tem nada a ver diretamente com nossa vida hoje. Foi sobre a nação de Judá no século 4 aC. Mas há algumas lições que podemos aprender com isso para nossas vidas hoje.

Espiritualmente, às vezes nos vemos como ossos secos em um vale. Se você está fora de Cristo, não há vida, nem esperança, nem futuro.

Por causa do pecado. – Efésios 2:12-13

Mesmo no pecado, deixa-nos mortos , chamuscados na terra seca, no deserto. No entanto, por meio do sangue de Jesus Cristo, podemos ser restaurados à vida espiritual novamente. O pecado pode nos deixar como ossos secos em um vale. O pecado pode nos deixar como ossos secos em um vale .

Outras vezes, podemos estar em um vale de tristeza. Podemos nos sentir sozinhos e deprimidos como se o mundo nos dominasse. David se viu em uma situação semelhante.

Depressão – Salmo 51:8-12

Às vezes ficamos deprimidos espiritualmente falando. Pode ser porque não estamos estudando nossa Bíblia como deveríamos. Pode ser que venhamos adorar, mas nosso coração não está engajado. Estamos seguindo os movimentos e não temos o desejo. Pode ser que nossas orações tenham esfriado.

Nossa fé é fraca e talvez sintamos que rezar é inútil. Pode ser que tenhamos perdido a paixão de nos aproximar do Senhor, de trabalhar nas graças cristãs e de falar aos outros sobre Cristo.

Podemos nos sentir deprimidos espiritualmente falando. Podemos nos sentir como aqueles ossos secos no vale.

Sempre há poder para o avivamento com Deus e Sua Palavra. Se queremos um reacender da nossa fé, como Davi clamou. Devemos reconhecer a necessidade de reavivamento.

Se queremos viver com a paixão de Deus, temos que reconhecer que precisamos de avivamento. Precisamos reconhecer o estado em que estamos vivendo. Aqueles que são pecadores devem reconhecer seu pecado e aprender a chorar.

Reconhecer a Necessidade – Mateus 5:3-6 ; Tiago 4:8

Se queremos viver com a paixão de Deus, temos que lamentar nosso pecado. Precisamos reconhecer que precisamos de avivamento. Os perdidos precisam reconhecer que estão perdidos. Os fracos precisam reconhecer sua fraqueza. O pecador precisa reconhecer seu pecado.

Se quisermos ter esperança de que nossas vidas sejam restauradas, devemos aprender a confiar no Senhor.

Reconhecer o Eu como Perdido – Provérbios 3:5-8

Quando nos encontramos no vale dos ossos queimados e secos, precisamos nos perguntar se esses ossos podem viver novamente. Sim! Podemos deixar que a Palavra de Deus reacenda o fogo em nossa alma.

  • Salmo 19:7
    Salmo 119:49-50
    Ezequiel 37:7

A Palavra de Deus tem o poder de reavivar nossas vidas. Há esperança para aqueles que sofrem de depressão ?

Devemos não desistir! Esses ossos podem reviver se não desistirmos se reconhecermos que nosso trabalho vale a pena.

  • Gálatas 6:9
    2 Tessalonicenses 3:13

Há energia a ser restaurada. O poder está em Deus. Ezequiel foi instruído a profetizar a Palavra de Deus e, quando o fez, os ossos ganharam vida. Ezequiel não ressuscitou o povo dentre os mortos, isso foi a Palavra de Deus. Ezequiel falou, mas o poder estava na Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem o poder de mudar as coisas.

Devemos pregar a Palavra porque é o poder de Deus

  • Romanos 1:16
    Hebreus 4:12

A Palavra de Deus é poderosa, ativa e viva. Há poder na pregação da Palavra de Deus. Pregar a Palavra de Deus não é tolice como o mundo pensa.

  • 1 Corinthians 1:21

Pregar a Palavra de Deus cumprirá o propósito de Deus

  • Isaías 55:9-11

Há poder na Palavra, está em Deus, é a Palavra de Deus que nos vivifica espiritualmente. Pode haver momentos em que sentimos que estamos em uma situação desesperadora.

Como aqueles no cativeiro na Babilônia, podemos nos sentir sem esperança. Mas, assim como Deus os restaurou à vida, Ele também pode nos restaurar à vida espiritualmente falando. O poder de Deus pode mover as pessoas para inspirá-las a fazer a Sua vontade.

Na congregação, podemos sentir que somos ossos secos e queimados em um vale. Podemos nos sentir como se fôssemos uma congregação morta ou moribunda. Mas observe, no livro de Apocalipse, o Senhor oferece palavras de conforto e encorajamento para a igreja morta viva em Sardes .

  • Apocalipse 3:1-6

Mesmo que estejamos mortos espiritualmente, como indivíduos, Deus pode nos reviver espiritualmente por meio de Sua Palavra. Podemos vencer as coisas do mundo e andar com Ele em vestes brancas.

Mas, somente se nos tornarmos filhos de Deus, somente se nos revestirmos de Cristo na água sepultura do batismo para ter nossos pecados lavados e sermos acrescentados à Sua igreja. Então, podemos ter a garantia de nossa salvação. Então, podemos andar com Ele de branco.

Conclusão da Pregação sobre o Vale dos Ossos Secos

A conclusão que chegamos nesta pregação sobre o vale de ossos secos é que se você não obedeceu ao evangelho de Jesus Cristo, como um cristão que não tem andado fielmente, você pode ser levado a um relacionamento correto com Cristo em intimidade. Basta que o busque com um coração sincero e verdadeiro.

Fonte auxiliar: ogchurchofchrist.org

Veja Também:

9 Lições sobre o Cego de Jericó

8 Ensinamentos sobre Ester – Pregação

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *