Neste esboço de pregação sobre tempestade veremos 5 tipos de tempestade na vida do Cristão, e como vencê-las à luz da palavra de Deus.

Enfrentando as Tempestades com Fé e Coragem

Texto da Base: Marcos 4:35-41

Objetivo: O principal objetivo é assim como Jesus fez com os discípulos, encorajar a todos que ouvirem esta mensagem para enfrentar cada uma das tempestades com coragem e fé confiando que Deus é soberano e tem o poder sobre cada circunstância.

Tema: Enfrentando as 5 tempestades da vida com fé e coragem

esboço de pregação sobre tempestade

Introdução:

  • Todos sabemos que a vida é cheia de obstáculos e muitos altos e baixos, e cada um de nós em um dado momento enfrentamos tempestades que ameaçam e querem nos afundar no meio do mar. Porém, Jesus nos ensinou através da palavra a enfrentar cada uma destas tempestades com coragem e fé, confiando inteiramente no seu poder.

Contextualização:

  • No texto de Marcos 4:35-41, podemos ver Jesus e seus discípulos enfrentando uma grande tempestade no conhecido mar da Galileia. Os discípulos como muitos sabem eram pescadores experientes, porém o que não era comum aconteceu, eles ficaram apavorados diante da tempestade, enquanto isso Jesus dormia de forma tranquila no barco. 

Interpretação:

  • Jesus entrou na causa dos discípulos e acalmou a tempestade, demonstrando o seu grande poder sobre a natureza e sobre cada situação que pode ameaçar a vida de um filho de Deus. Também repreendeu os seus discípulos por sua falta de fé e confiança na ação divina.

Aplicação:

  • A aplicação que podemos fazer é que assim como os discípulos, também enfrentamos inúmeras tempestades que podem ser físicas, emocionais ou até mesmo espirituais. Mas devemos seguir o conselho de Jesus e enfrentá-las com fé e coragem, confiando que ele tem o poder para nos livrar de qualquer situação.

Esboço de Pregação sobre Tempestade – As 5 Tempestades da Vida do Cristão

esboço de pregação sobre tempestade

Veremos agora cinco tipos de Tempestades que podemos enfrentar em nossa vida. 

A tempestade da incerteza:

  • Isto é algo corriqueiro e muito comum, pois o mar da vida irá trazer muitas situações que não esperamos, e isso nos trará uma incerteza sobre o futuro. A consequência desta tempestade é que ela pode nos afetar, fazendo-nos sentir desorientados, confusos e até mesmo perdidos. Mas assim como Jesus deu ordem à tempestade e ela acalmou, ele também pode acalmar a incerteza e nos mostrar uma direção dentro deste túnel de dúvida.

A tempestade da tristeza:

  • Um outro tipo de tempestade é a tempestade da tristeza, isso pode ocorrer de uma forma profunda pela perda de um ente querido, relacionamento ou outras circunstâncias que causaram um grande baque emocional na mente desta pessoa. Porém assim como Jesus demonstrou descanso no meio da tempestade, podemos nos achegar a ele para encontrar consolo e paz, até que esse momento de turbulência passe, e estejamos de novo com a nossa mente restaurada e completamente sã.

A tempestade da tentação:

  • Aqui vemos algo que até mesmo Jesus passou muitas vezes, e conosco não é diferente, porém a Bíblia deixa claro que existe uma saída para cada tentação que viermos a enfrentar, por isso quando ela bater à porta, basta pedir resistência e força em oração, entendendo que Deus está ali para nos ajudar a vencer cada luta contra o pecado.

A tempestade da injustiça:

  • Todos nós ficamos indignados quando vemos uma injustiça mesmo que ela não seja conosco. Isto nos faz muitas vezes perder a esperança no próximo, mas Deus é um Deus de justiça e pode entrar em nossa causa, basta confiarmos e entregarmos tudo em sua mão, pois ele promete defender o oprimido, e aquele que foi injustiçado.

A tempestade da mudança:

  • Muitos se fecham para o novo, é por isso que mudanças podem causar grandes problemas, pois a vida vai nos obrigar a enfrentar constantes mudanças. Muitos ficarão paralisados e outros perdidos, porém devemos entender que Deus é fiel, podendo nos ajudar a encontrar um caminho através desta mudança, mostrando que ele tem o melhor para cada um de nós.

As 3 Armas para Vencer a Tempestade

Bom, após ver cada uma destas tempestades, devemos saber quais são as 3 armas que devemos ter para vencer a tempestade.

I.Ter fé em Jesus para vencer todo o medo

  • O medo como todos sabemos é uma emoção natural, porém devemos tomar muito cuidado com ele, porque ele tem o poder de nos paralisar. Isto foi o que aconteceu com os discípulos.

Mas qual é o antídoto para o medo?

  • A fé, Jesus repreendeu os discípulos pela falta de fé. Somente a fé pode vencer o medo, e ela nada mais é, do que uma convicção profunda de que Deus pode a qualquer momento reverter a situação. Tenha fé e não deixe o medo paralisá-lo.

II.Ter coragem em Jesus para superar a ansiedade

  • A ansiedade nos leva a pensar no dia de amanhã, nos lembrando dos obstáculos, por isso que o filho de Deus deve viver um dia de cada vez. Esta emoção nos impede de descansar no aqui e no agora, os discípulos ficaram ansiosos no meio da tempestade, porém Jesus estava descansando, confiando na total proteção do Pai.
  • O que devemos fazer é lançar esta ansiedade em Deus de uma maneira corajosa, focar no presente, ao mesmo tempo que tenho fé que Ele está comigo, tudo vai dar certo, e o que preciso fazer é apenas descansar no meio da tempestade.

III. Confiar no poder de Jesus para acalmar a tempestade

  • Jesus alerta que devemos não só conhecer as escrituras mas também o seu poder, então depois que tiver a fé e a coragem, tenho que conhecer o seu poder.
  • Somente conhecendo o seu poder poderei entender que não importa a situação, saberei que Deus é maior.
  • Quando conhecemos uma pessoa, depois de um tempo confiamos nela. Assim é com Deus, devemos gastar tempo com Ele, ao passo que conhecerei o seu poder, e confiarei que tudo é possível, pois Ele tem o poder para me livrar e me dá vitória.

Conclusão do Esboço de Pregação sobre Tempestade

A conclusão a que chegamos é que tempestades fazem parte da vida, mas o que fazemos no meio dela é que faz a diferença. Então faça a diferença, não murmure no meio da tempestade, não tenha medo, mas sim tenha coragem e fé.

Vença a sua tempestade no poderoso nome de Jesus!!!

Jesus está no Controle do Barco da sua Vida!!

Veja também: 

8 lições sobre Ester – Pregação

Pregação sobre Jó – 6 Segredos Desconhecidos

Salmo 128 – Pregação sobre Família

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *