Quem foi Sansão? Sansão é um personagem da bíblia bastante citado. Certamente aqueles que não são cristãos ou não conhecem muito a bíblia, provavelmente já ouviram falar da história de Sansão e do seu cabelo, da sua força e das suas proezas.

Decerto Sansão é conhecido como um homem forte, que não temia os inimigos. Mas hoje, nós vamos aprender um pouco mais sobre a história desse personagem tão importante na bíblia. 

Pregação e estudo sobre Sansão

Estudo sobre sansão

Neste estudo sobre Sansão, podemos vemos que ele foi da tribo de Dã, sendo um juiz durante o período dos juízes, que precedeu o tempo da monarquia judaica.

Sansão viveu na parte sul, na região que hoje chamamos de Faixa de Gaza. Os “juízes” não eram juízes no sentido judicial moderno, mas apenas heróis do povo. 

Sendo Sansão considerado um herói pela virtude de sua força sobre-humana e suas proezas contra os filisteus. Mas certamente não por sua inteligência ou sabedoria. 

Pregação sobre Sansão, o que podemos aprender:

A bíblia é um livro repleto de ensinamentos, nós podemos aprender com acertos e com erros das pessoas. Portanto entendemos que Deus mostra a verdadeira face do ser humano, mostrando as suas fraquezas, seus dilemas, seus medos, suas dores. No entanto com Sansão, podemos entender que, aquilo que Deus fala, o homem deve obedecer. 

Sansão foi chamado para ser nazireu

Nessa pregação sobre Sansão, conseguimos visualizar claramente a chamada de Deus para a vida de Sansão. 

Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”
Juízes 13.5

Deus estava falando para a mãe de Sansão que seu filho seria um nazireu. A saber os nazireus eram um povo dedicado a Deus por toda a vida, e o símbolo dessa consagração era a abstenção de vinho e bebidas fortes, além do fato de se recusarem a cortar o cabelo. 

De fato o nazireu é consagrado. Deus chama a sua igreja para ser separada do mundo, do pecado, das trevas. Os cristãos foram eleitos por Deus e são propriedade exclusiva do Senhor (2 Pe 2.9). 

➝Leia Também: O chamado do profeta Jeremias

Sansão começou a desobedecer a Deus nas pequenas coisas 

pregação sobre sansão

Olha o que a palavra fala:

E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel. E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão”.
Juízes 14.8-9

Deus chamou Sansão para ser nazireu, ele seria separado de coisas imundas, mas em um certo dia, ele resolve ver um leão morto e pegar o mel que estava no animal morto. Contudo para Deus, isso já seria desonrar o voto de nazireu. 

Muitas pessoas desobedecem a Deus nas pequenas coisas, desagradam ao Senhor em atitudes pequenas, mas que consequentemente vão gerar danos para a vida desse cristão. Sobretudo Deus deseja um povo separado, um povo que não se corrompe nas pequenas e nas grandes coisas. Ser nazireu é ser totalmente dedicado a Deus. 

Sansão: Um nazireu que não entendeu o seu chamado 

No capítulo 16 de juízes, percebemos como Sansão se desviou completamente do chamado e da mensagem de Deus para a sua vida. 

Ⅰ- Escolheu a prostituição – “E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela” Jz 16.1

A prostituição não era somente imoral, mas como era algo repugnante diante de Deus. Inegavelmente demonstrava o significado de falta de identidade, a venda do corpo, que é o templo de Deus para os prazeres da carne.

Hoje, muitos estão caindo em prostituição, em imoralidades sexuais, somente por causa de alguns minutos. Mas Deus chamou o seu povo para a santidade.

Ⅱ- É levado pelas vozes do mundo – “E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.

E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem” Jz 16.16-17

Sansão deixou ser levado por Dalila. Ela queria saber o segredo de sua força, ficou o importunando durante dias, até que ele cedeu. Do mesmo modo, muitas pessoas são levadas pelas vozes do mundo, se deixam ser influenciadas pelas circunstâncias e acabam cedendo os seus valores. 

O cristão deve ser firme, resistir às vozes das trevas, vozes da queda, vozes do pecado. A voz de Deus deve prevalecer sobre qualquer investida das trevas. 

Ⅲ- Sansão perde a visão e a sensibilidade – “Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” Jz 16.20

O maior fracasso da vida de sansão não foi perder o cabelo, mas foi perder a presença de Deus e não saber que tinha perdido. Ele estava insensível. Uma vida insensível a Deus é uma vida de perdição, fracasso e morte espiritual.

Conclusão

Enfim, este estudo sobre Sansão nos ensina que devemos obedecer a voz de Deus, nos separar do pecado, resistir ao mundo e nos consagrarmos ao Espírito Santo. Vigiando e orando para sempre fazermos o que agrada o coração de Deus.

Estudo sobre sansão

Tags:

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *