Graça e paz, hoje veremos um estudo e pregação sobre família salmo 128, este lindo Salmo nos presenteia com grandes ensinamentos, apesar de ser curto, podemos tirar valiosos ensinos sobre a família.

Todos sabemos o quanto a família tem sido atacada hoje em dia, há um grande movimento para desconstrução da família, e tudo começa por desfazer um desenho de Deus para a família, que é o casamento tradicional entre um homem e uma mulher. O movimento que tenta desfazer este fundamento familiar, tenta igualar o casamento tradicional com um casamento homossexual.

Porém todos sabemos que isto foge dos princípios de Deus, por isso devemos com unhas e dentes defender a família, porque ela é a base de toda a sociedade.

Vejamos agora um estudo bíblico sobre família salmo 128

Estudo e Pregação sobre Família Salmo 128

Vamos começar estudando os versículos 1 e 2.

Pregação sobre Família Salmo 128

Benção do Temor e do Trabalho (vv. 1-2)

O primeiro versículo nos fala do temor, o temor nada mais é do que uma reverência e respeito profundo a Deus. É através dele que entendemos o quão valiosos são os ensinamentos de Deus, e o quanto eles devem ser levados à sério.

É este temor que nos faz ir a um culto, que nos faz entender que somos dependentes de Deus. 

Devemos entender que a maneira que você se relaciona com os seus filhos, com o seu cônjuge, pai e mãe, irá fluir por causa de seu relacionamento com Deus. A fonte do rio é Deus, mas o percurso do rio é a vida, e esta vida é gerada através de Deus. 

O Temor além de reverência vem acompanhado também de obediência aos mandamentos de Deus. O versículo um deixa claro, devo temer e andar nos caminhos de Deus.

O alicerce da família é esse, não significa que será perfeita. Porém sim, terá o alicerce de querer glorificar a Deus, obedecendo os seus mandamentos. Este deve ser o foco da família, entender que cada um tem um propósito em Deus, sendo que o propósito de todos passará por uma vida rendida a JESUS e a sua VONTADE!!

O salmista continua e fala sobre o trabalho no versículo 2:

“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”. Salmos 128:2

O trabalho é uma ordem de Deus, Adão e Eva trabalhavam no Jardim, desde antes da queda, Deus deu a Adão a missão de cuidar do Jardim, e isso é trabalho. Foi somente após a queda, que Deus disse que o trabalho seria mais difícil.

Foi a maldição do pecado que tornou o trabalho difícil!!!

Porém vemos algo interessante, há uma bênção no trabalho, o trabalho dignifica o homem, existe um prazer em trabalhar duro e receber o seu salário merecido.

É importante ensinar os filhos em uma família sobre o trabalho, ele é importante e traz uma satisfação que vem de Deus.

O homem que ganha a vida honestamente é e o provedor de sua família, prepara a sua família para o sucesso, e isto é do agrado de Deus.

Bênção da Família (vv. 3-4)

estudo bíblico sobre família salmo 128

“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”. Salmos 128:3,4

Observe que os versículos 3 e 4 são direcionados aos maridos, porém o bem estar da família não depende exclusivamente deles.

Aqui devemos entender de um modo geral, devemos aplicar os princípios aqui, e quais são eles?

Deus designou o homem como o principal provedor de sua família, normalmente é o homem que adota este papel, e claro isso beneficia a todos os membros da família. 

O homem tem este papel de pai, cuidador e protetor de sua família. Por isso que a falta de um pai é um grande problema, pense no dano que muitos homens causam por não desempenhar o seu papel dado por Deus.

Muitos homens que rejeitam a sua mulher e filhos acham que isso é o melhor para eles. Porém é o contrário, Deus abençoa o homem através de sua esposa e filhos, quando o próprio desempenha o seu papel. 

É isto que esta geração precisa, homens de verdade que não abandonam seus filhos, mas sim procuram realmente ser bons pais, amorosos e cuidadosos.

Seja um Homem de Verdade em Nome de Jesus!!!

Bênção de Paz (vv. 5-6)

E as bênçãos da família se estendem ao povo de Deus. E não estamos falando de bênçãos de saúde e riqueza, estamos falando de bênçãos espirituais. As bênçãos fluem de Deus, através da família, para a igreja. Porque sua família é o alicerce da igreja, assim como a família foi o alicerce da nação de Israel.

É por isso que o salmista deixa de falar sobre a família nos versículos 3 e 4 para falar sobre a nação de Israel nos versículos 5 e 6.

“O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel”.  Salmos 128:5,6

Um comentarista falou sobre os versículos 5 e 6 desta forma: “[Salmo 128]… encoraja o homem a contribuir para a edificação do reino de Deus, a viver uma vida justa na presença de Deus. Por meio dele sua família será estabelecida e por meio dele Deus estenderá sua bênção a todo o povo de Deus”.

Liderar sua família diante do Senhor abençoa o corpo de crentes e edifica a igreja. A fidelidade a Deus e à sua palavra renderá muitos frutos. Sendo que você estará protegendo o futuro da igreja, ensinando aos seus filhos a verdade da palavra de Deus.

Conclusão da Pregação sobre Família Salmo 128

A maneira como você cria sua família não afeta apenas você, mas também as pessoas ao seu redor, e está é a conclusão do estudo, seja um pilar da sua família, tanto o homem como a mulher devem ser estandartes da justiça, pessoas integras e honestas, que vivem para agradar a Deus.

Espero que tenha gostado e que Deus Abençoe, comente o abaixo o que achou por favor!!

Veja também: 

Pregação sobre Tempestade – 5 Tipos de Tempestade

Pregação sobre Jó – 6 Segredos Desconhecidos

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *