Hoje vamos ver o Salmo 121 estudo, uma passagem bíblica bem conhecida que sempre nos inspira a colocarmos nossa total confiança no Senhor. Por isso neste estudo analisaremos com detalhes cada versículo do Salmo 121, entenderemos a real importância desse salmo e o quanto ele deve estar presente na vida de cada filho de Deus. 

Salmo 121 V. 1 – O socorro sempre será de Deus

v.1 Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

No primeiro versículo nós vemos que o salmista está declarando a sua confiança no Senhor, e que nele podemos encontrar socorro no momento oportuno. Muitas vezes buscamos ajuda nas circunstâncias, mas não olhamos para Deus. Mas o salmista aqui nos lembra que devemos olhar para o Senhor, buscando Nele o verdadeiro auxílio.

Salmo 121 V. 2 – O Criador de Todo o Mundo

salmo 121 estudo

v.2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Uma coisa importante que devemos absorver ao estudar a bíblia é a soberania de Deus e o quão grandioso ele é. E para reconhecer essa grandiosidade devemos nos lembrar que ele criou os céus e a terra. Por isso, ao lembrarmos da magnitude e da soberania de Deus como criador do mundo, iremos encontrar socorro e esperança no meio da aflição. 

Salmo 121 V. 3 – O seu grande protetor

  1. 3 Não permitirá que o teu pé seja abalado; aquele que te guarda não cochilará.

Nós temos um grande guarda, o guarda de Israel, e esse é o senhor dos Exércitos, Ele jamais permitirá que seus filhos tenham seus pés abalados, mas sempre vai sustentar cada um deles na sua poderosa mão. Aqui o salmista demonstra o cuidado e proteção de Deus para com seus filhos.

Salmo 121  V. 4 – O Grande Vigia

v.4 Eis que aquele que guarda Israel não cochilará nem dormirá.

Neste versículo o salmista continua dando ênfase à proteção de Deus, referindo-se que ele é o grande guardião de Israel. Por isso, esta afirmação de que Deus não cochilar demonstra o seu enorme cuidado para com seu povo. E nos dá certeza de que Deus sempre estará pronto para nos proteger e nos livrar de todo mal.

Vemos isso claramente quando Deus livrou Israel através de Gideão, demonstrado o cuidado que Ele tem para com os seus!!

Salmo 121 V. 5 – O Senhor é nosso braço direito.

  1. 5 O SENHOR é o teu guardador; o SENHOR é a tua sombra sobre a tua mão direita.

Temos que sempre ter intimidade com Deus e aqui o salmista não só lembra que ele é nosso guardador mas como também ele é nossa sombra, ou seja, aqui o salmista está dizendo que Deus está sempre ao nosso lado como um amigo e que também têm zelo e cuidado para com os seus filhos de uma maneira próxima, de perto.

Salmo 121 V.6 – Às circunstâncias não irão nos atingir

  1. 6 O sol não te castigará de dia nem a lua de noite.

Devemos nos mover por fé e não pelas circunstâncias, aqui o salmista deixa claro que as circunstâncias do dia a dia, não irão nos atingir, não irão nos ferir, porque o justo viverá pela fé, tudo que precisamos é olhar para Deus entendendo que Ele nos protege debaixo de suas asas. 

Salmo 121 V. 7 – O Guardião da Alma

  1. 7 O SENHOR te preservará de todo o mal; ele preservará a tua alma.

Deus através dos seus anjos nos guarda, guarda a alma dos seus filhos, Ele como um grande vigia sempre está atento a cada uma das necessidade de seus filhos, nos dando alívio e conforto no momento oportuno. É ele que todos os dias preserva a alma dos seus filhos dando saúde, bem-estar e descanso.

Salmo 121  V. 8 – O Senhor está Presente no Começo e no Fim

  1. 8 O SENHOR preservará a tua saída e a tua entrada, de agora em diante e para sempre.

Em tudo o que viermos a fazer devemos colocar sempre nas mãos de Deus. Aqui o salmista deixa claro que no final (na saída) ou no começo (na entrada). Deus sempre irá nos guardar, desde agora e para sempre, ou seja, no tempo de Deus ele sempre estará conosco tanto no princípio quanto no final.

Conclusão Salmo 121 estudo

O Salmo 121 estudo convida a todos a olhar para o alto, a olhar para Cristo, e depositar sem medo a nossa confiança em Deus, reconhecendo que Ele é soberano, o nosso grande protetor, o nosso grande vigia. E não importa quais sejam as circunstâncias da vida, no Senhor podemos encontrar esperança e segurança no aqui, e no agora. Basta para isso, um passo de fé, por isso hoje mesmo olhe para Cristo e encontre nele a sua proteção.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *