Veremos hoje um estudo e mensagem completa sobre o que significa o versículo:
“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1
O que significa: “lança o teu pão sobre as águas?”
Imagine que você está diante de um grande rio e tem uma forte correnteza, pense no barulho daquela correnteza e na força das águas que passam na sua frente. Imagine também que você tem em sua mão uma cesta de pães e por um instante você tira alguns desses pães e joga sobre as águas.
E o que aconteceu com esses pães que você jogou no Rio? Aquilo que todos nós sabemos. Todos os pães serão levados rapidamente por aquela forte correnteza, e a chance de vê-los novamente é praticamente zero.
Falei isso para que você fizesse um exercício mental e pudesse entender o que Salomão quis dizer em Eclesiastes 11.1. Pois esta é uma clara ilustração sobre como funcionam as boas obras na vida do cristão.
Mas como podemos entender o que são boas obras através desta ilustração?
A vida nada mais é como um rio, ela passa muito rápido, tem uma correnteza que não para, temos o presente, temos as águas do passado e temos também as águas do Futuro. E os pães nada mais são do que a representação de alimento tanto físico quanto espiritual. Então lançar o teu pão sobre as águas significa que devemos repartir todos os dons e talentos com o próximo, devemos repartir a energia da nossa vida servindo o próximo e amando o próximo.
Mas devemos sempre semear no presente e nunca olhar para as águas do passado, Porque devemos fazer o bem sem querer nada em troca, a nossa expectativa não pode estar naquilo que fazemos por alguém, mas sim a nossa expectativa deve estar em Jesus. Ou seja, devemos fazer o bem porque o nosso pai é bom, devemos fazer boas obras de uma forma desprendida e totalmente desapegada.
Muitos cristãos estão presos nas águas do passado, não conseguem liberar o perdão, não conseguem esquecer uma dor ou um trauma. Mas o que ficou no passado não vai mais retornar, devemos viver a vida no presente, pois cada dia tem o seu próprio mal.
É assim que Eclesiastes 11.1 nos ensina. Mas qual é o ensinamento principal de Eclesiastes 11.1?
O principal ensinamento de Eclesiastes 11.1?
O principal ensinamento sobre lançar o pão sobre as águas em Eclesiastes 11.1, é que fazer o bem sempre valerá a pena, sempre isso irá te perpetuar ao longo do tempo, pois as nossas boas ações valem mais do que mil palavras como diria o ditado. O tempo pode passar, muitas boas ações podem ser esquecidas, mas Deus não irá esquecer, pois ele tem contado cada uma das nossas atitudes nos céus.
Por isso não pare no meio da caminhada, não canse de fazer o bem, veja o que a palavra diz em Gálatas 6.9.
“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não tivermos desfalecido.”
Somos estandartes da Justiça, temos que ser luz do mundo, por isso devemos lançar o nosso pão sobre as águas e ser firmes, constantes, praticando boas obras sem cessar e no tempo certo nós colheremos o que plantamos. Porém deixando claro que devemos ter a intenção e a motivação correta, motivação esta que foi dada por Jesus que é de fazer o bem sem querer aparecer, mas sim porque realmente amamos o próximo.
Muitas pessoas, até mesmo aquelas que estão dentro das igrejas, acham que não vale a pena dedicar um pouco de tempo no seu dia para ajudar alguém. E isso se deve ao fato de que o foco delas não está no próximo, mas sim em obter muitas vezes riquezas, bens e um conforto nesta terra.
Isto é errado pois nós somos cidadãos do céu, como homens e mulheres do céu devemos olhar como Jesus olha, devemos sempre estender a mão ao próximo quando for necessário.
Por isso a mensagem que eu tenho para você nesse dia é: “lança o teu pão sobre as águas, lance o amor de Deus no mundo, lance boas obras por onde quer que você venha passar!!”
Espero que tenha gostado do estudo, comente abaixo o que achou!!
Veja Também:
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
0 Comentários