Graça e paz irmãos hoje teremos um estudo completo sobre os versículos do Salmos 121 muito conhecidos e recitado pelos cristãos.
Elevo os Meus Olhos para os Montes Estudo
Vejamos os versículos que serão estudados: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. Salmo 121:1-2
Um versículo muito bonito, que muitos irmãos comumente recitam em suas casas, mas o que significa?
Como muitos sabem esse Salmo é um cântico de romagem que pode ter sido cantado por alguns dos peregrinos que caminhavam em direção às festas de Jerusalém. Existem muitas interpretações para o significado deste versículo, mas desde já, quero deixar claro que o mais convincente é aquele que aponta o cuidado e o grande poder de Deus em prol de seus filhos.
Existia uma grande jornada para todos os judeus que moravam fora de Judá e decidiam ir a Jerusalém. Sempre foi um caminho difícil e muitas vezes perigoso devido à geografia do local com terrenos e também condições climáticas adversas, também poderiam existir bandidos no meio do caminho que ficavam à espreita esperando alguém para roubar.
Devido a todo esse clima tenso para ir a Jerusalém poderia haver algum chefe de família que encontraria perigo, por isso vemos a declaração do salmista: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”
Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? Veja as interpretações
Existe várias interpretações para esta expressão do Salmo 121, a primeira que encontramos é quando o salmista diz: “elevo os meus olhos para os montes”,
Alguns que interpretam a bíblia, afirmam que a expressão se refere a uma região montanhosa em Judá, sendo que o templo estava edificado sobre o Monte Sião.
O monte Sião representava o monte de Deus, e poderia transmitir segurança ao avistá-lo. A principal ideia com essa interpretação é de que as colinas de Sião seriam um lembrete da presença de Deus no meio do povo de Israel, e de que o socorro para o viajante que ia até Jerusalém viria exclusivamente de Deus e de sua presença.
Já outros intérpretes têm o significado negativo para este monte. E segundo eles, esta declaração não se refere à segurança simbólica do monte, mas sim uma total confiança somente em Deus.
A terceira interpretação para “elevo os olhos para os montes”, se trata de uma provocação a deuses pagãos. Como vemos na palavra muitos dos sacrifícios a outros deuses eram realizados no alto de montes, onde existiam templos e imagens a outros deuses. Isto significa que muitos pagãos ao olhar para um monte, faziam orações para os seus deuses. Sendo assim, o salmista queria demonstrar que o socorro vem somente de Deus e não de falsos deuses.
“O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2).
O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra
Não importa qual seja a interpretação, pois no final o salmista deixa claro: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. Portanto o socorro oportuno não está em coisas destas terra, não está nos homens, mas sim somente em Deus. Nele devemos depositar a nossa total confiança.
Procuramos muitas vezes confiança em coisas desta terra, como dinheiro, um bom emprego, mas isto não é um conforto e segurança verdadeira, pois somente Deus pode nos guardar do mal, pode nos livrar de qualquer situação. Devemos elevar nossos olhos a Ele, pois é nele que as nossas mazelas, e dores são saradas, e sempre o socorro será encontrado.
Se existe um monte que devemos olhar realmente é o céu(nossa Sião celestial), pois lá está Ele, e também a nossa morada celestial. Que possamos ver e dar valor a eternidade, um grande abraço e que Deus abençoe!!!
Veja Também:
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
0 Comentários