Neste artigo vamos ver um estudo e pregação sobre Débora, vendo também um pouco da história de Baraque. Mas principalmente iremos aprender princípios importantes que encontramos na vida desta grande mulher.

História e pregação sobre Débora 

Veja agora um pouco da História de Débora!

Débora a juíza que tomou a glória de um guerreiro (Juízes, cap. 4 de 4 a 10. Texto bíblico)

pregação sobre debora

Entre as mais belas histórias de mulheres na Bíblia, temos a história de Débora. O significado do nome Débora é abelha. Aquele lindo inseto que trabalha arduamente para a polinização das flores. Trabalham incansáveis, produzindo, se dedicando e deixando o mel. Mel é doçura, energia, sabor, e que traz gozo, alegria e vida.

Débora foi juíza foi em uma época em que não haviam leis. Onde os juízes julgavam conforme seus corações. Foram juízes levantados por Deus para julgar as questões do povo.

Foi nesse contexto que a juíza Débora se destacou por trazer a doçura de Deus. Mas Débora era uma mulher comum. Que tinha sua casa, seu marido, e seus afazeres domésticos. Sobretudo em uma sociedade absolutamente machista e opressora. Apesar disso, Débora se destacou. 

Casada com Lapidote, Débora tinha sua vida como esposa e era uma juíza levantada por Deus para abençoar o povo de Israel.

Sabedoria – Débora atendia ao ar livre (Pregação sobre Débora)

Débora era uma mulher e tinha recebido um chamado. No entanto, assim como hoje em dia, muitas pessoas buscam conselhos. Por isso, quantos homens você imagina que buscavam os conselhos da juíza Débora?

Exatamente por isso, dotada da sabedoria do Senhor, Débora atendia ao ar livre, a vista de todos, para fugir da aparência do mal.

Débora se preocupava com a sua honra. Com a honra de sua família. Com a honra de seu marido. Agora imagina o que aconteceria se Débora atendesse em uma tenda como outros juízes da época faziam?

Por isso que Débora atendia ao ar livre, onde todos podiam ver. Tudo para fugir da aparência do mal. 

Essa postura de Débora nos ensina que mesmo ao se destacar, é preciso que a mulher tenha sabedoria. 

Muitas situações podem parecer que não significam nada. No entanto, refletem uma verdadeira armadilha onde muitas pessoas que receberam o chamado para aconselhamento já caíram.

Neste ponto, é recomendado que homens aconselhem homens e mulheres aconselhem mulheres, justamente para fugir da aparência do mal.

Débora foi sábia e soube cuidar da sua família, do seu esposo, trazendo honra por sua dedicação e não vergonha do que poderia ocorrer caso atendesse em local privado.

Débora tinha cobertura do seu esposo

A mulher é tida na bíblia como a videira, que dá uvas doces e adoça a vida de seu esposo e sua família. 

No entanto, a videira não dá frutos sozinha. Ela precisa de escora. É justamente esse o papel do homem na vida de uma mulher. Ser a escora, colocá-la pra cima, protegê-la, dar o suporte necessário para que ela exerça todo o potencial que Deus destinou a ela.

Isso não significa que a mulher seja inferior. Ela apenas exerce papel diferente da do homem. Quando os papéis são invertidos, os filhos crescem em um lar desajustado, inseguros e não conseguem dar os passos que precisarão no futuro.

Você, marido, tem assumido o seu papel e sido a escora que sua esposa precisa?

A covardia do homem tornou Débora uma mulher inesquecível

Débora foi entregar uma profecia a Baraque. A vitória seria dada a Baraque por Deus. No entanto, Baraque, o homem responsável pela guerra, se acovardou e disse que só iria à guerra se Débora fosse com ele. 

Por isso, Débora disse a Baraque que iria com ele. Mas que, pela postura dele, a glória pela vitória da guerra não seria dele, mas seria dada a uma mulher.

O fato é que, em meio a circunstâncias da vida, muitos homens se sentem amedrontados, inseguros, acovardados. É nesse momento que Deus usa a mulher para edificar a sua casa. Para dar força ao seu marido, a fortalecer o seu lar. 

A todo o tempo o Espírito Santo agiu em favor de Débora. Conduzindo e inspirando-a.

Débora que, assim como muitas mulheres hoje em dia, também tinha sua casa, seus afazeres, suas tarefas, ao receber seu chamado, aceitou e se sujeitou às orientações que Deus lhe dava para abençoar o seu povo.

A vida de Débora nos mostra o importante papel que Deus reservou a cada mulher. O papel de abençoar. De interceder. De apoiar. De conduzir. De fortalecer sua casa e sua família.

Por isso, que Deus abençoe a você, minha irmã, para que tome seu papel de apoiar e fortalecer sua família e seu marido. E que Deus abençoe você, homem, a permanecer como protetor, provedor, de ser a escora onde sua mulher se apoia para florescer, dar doces frutos e cumprir seu papel em sua família.

Conclusão

Ao ver este estudo e pregação sobre Débora concluímos que, era uma mulher corajosa, além disso sabia quem era o Deus que servia. Pois confiava Nele plenamente, o obedecendo e agindo em favor do povo de Israel. E assim deve ser conosco.

Veja Também

Pregação sobre Marta e Maria


IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura, com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão. E não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *