Neste estudo e esboço de pregação sobre salvação. Vamos ver a grande obra de Cristo. Realizada em sua crucificação.

É importante entendermos com clareza, e fundamentação esta grande verdade bíblica. Por isso medite, procure vivê-la e também ensiná-la a todos. E antes de começarmos o nosso esboço, devemos nos lembrar que a salvação é só o primeiro passo, temos que ser também libertos por inteiro do pecado, enfim fique agora este esboço sobre a salvação.

Jesus o cordeiro de Deus

Introdução do esboço de pregação sobre salvação:

No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:36

Jesus é o cordeiro de Deus, o sacrifício perfeito, que nos livrou da condenação. Essa expressão sobre Jesus em João 1:36, se aplica diretamente ao seu sacrifício redentor, que nos trouxe a salvação através da sua morte na cruz.

Mas o que significa exatamente a expressão “o cordeiro de Deus”?

Para compreendermos essa expressão devemos antes, olharmos para o antigo testamento, prestando atenção em detalhes importantes.

Os cordeiros eram animais de suma importância em todos os sacrifícios na velha aliança. Até mesmo antes da lei, que foi dada através de Moisés.

Vemos alguns exemplos, como no caso de Abel que ofereceu uma oferta de primícias a Deus, sendo do seu próprio rebanho(Gênesis 4:3-5).

E também vemos no caso de Abraão em que ofereceu seu filho Isaque como sacrifício, e após isso Deus providenciou um cordeiro no exato momento para substituir Isaque. Prefigurando o sacrifício de Cristo.

A profecia do cordeiro de Deus – (Esboço de pregação sobre salvação)

esboço de pregação sobre salvação

Encontramos passagens no velho testamento, em que vemos referências a Jesus como o Cordeiro. O vemos por exemplo, como o cordeiro mudo, calado em Isaías 53; aonde o profeta mostra com detalhes todo o sofrimento que Jesus passaria. Sendo levado como cordeiro ao matadouro. 

Segundo o profeta Isaías foi do agrado de Deus moê-lo, fazendo-o enfermar, para que então, pudesse fazer expiação pelos nossos pecados.

João entende isso quando vê Jesus, e diz que ele é o cordeiro que tiraria o pecado do mundo.

Contudo devemos entender que a frase “o cordeiro de Deus que tira o pecado”, não se refere a algo universal. Ou seja,  não demonstra que Jesus tirou o pecado de todos na terra, e por isso todos serão salvos.

Há inúmeras passagens no próprio livro de João que contrariam essa ideia (João 1:12,13; 10:11,27,28; 17:9; 11:50-52).

Digno é o cordeiro

Podemos entender melhor o significado dessa frase olhando para o livro de Apocalipse, em que vemos frequentemente Jesus sendo chamado de “o cordeiro”, sendo dito pelo menos 28 vezes que Cristo é o cordeiro de Deus.

Diferentemente de outras passagens em que Jesus está como o Cordeiro que passa sofrimento e dor. Em apocalipse ele aparece como o cordeiro vitorioso que venceu e foi engrandecido por Deus.

Ele foi o único capaz de abrir o livro dos sete selos, sendo considerado digno. Pois através de seu sangue, comprou para Deus homens de todas as tribos (Apocalipse 5:2-5). Vemos aqui então o significado correto da frase: “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, pois não se refere a cada pessoa em particular, mas sim a pessoas espalhadas por todo o mundo, tribo e nação.

Concluímos que João Batista ao dizer que Jesus era o cordeiro que tiraria o pecado do mundo, não estava sugerindo que o mundo inteiro seria expiado do seu pecado.

Jesus o cordeiro que nos traz a salvação 

esboço de pregação sobre salvação

Através de Jesus hoje todos têm direito à salvação, a porta está aberta para todos. O Cordeiro foi digno, e pode hoje nos salvar aqui e agora, basta que creiamos em seu nome. 

Quero agora destacar 3 verdades nesta mensagem e esboço de pregação sobre salvação:

I.) A salvação é de graça. Não é uma Barganha – v. 8,9

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9

Isso significa que, não é conquistada, mas sim dada. Graça é um favor imerecido. Não podemos barganhar com Deus a salvação. Pois ela é dada pelo que Jesus fez, e não pelo que fazemos, ou deixamos de fazer.

Foi ele que nos comprou por um alto preço, com seu próprio sangue lá na cruz. Então não é pelos nossos méritos, ou por fazermos boas obras, tão pouco por sermos uma boa pessoa. Mas sim pelo que Jesus fez lá na cruz.

II.) Nem Todos serão salvos – Mc 16.16

Muitos por ignorância dizem que no final todos serão salvos. Dizendo que esse negócio de inferno não existe. Porém a Bíblia é enfática a respeito de quem rejeita a Cristo, e também inúmeras vezes fala da condenação que levará a o inferno. 

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”. ( Mc 16:16).

III.) Não a outra oportunidade depois da morte – Hb 9.27

Infelizmente muitos ainda hoje ensinam uma falsa esperança, as pessoas dizendo que, mesmo após a morte haverá outra chance para salvação. Por isso muitos ficam calmos e tranquilos, deixando sempre para depois a salvação, dizem: “Há um dia eu me decido por Jesus, agora eu quero curti a vida” . Mas essa oportunidade só nos é dada enquanto vivemos e não podemos desperdiçá-la.

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…” (Hb 9. 27).

Não há outra chance após a morte para a salvação assim como está escrito em hebreus.

Conclusão do Esboço de Pregação sobre Salvação

Nesta ilustração de sermão sobre a salvação, podemos entender mais sobre Jesus como o cordeiro de Deus. E também verdades importantes a respeito da salvação que não podemos esquecer.


IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura, com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão. E não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

esboço de pregação sobre salvação

Gostou desse estudo e esboço de pregação sobre salvação? Conte nos comentários o que achou

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *