Todos conhecem a história de Jonas como um homem que foi engolido por um peixe, mas muitos não se atentam para a grande missão que Deus lhe havia confiado. Fique comigo e veja essa emocionante pregação

Fonte de aux:. https://drjustinimelsr.com/

Pregação  sobre Jonas 3:1-5 | Missão Possível para um Profeta

Veja agora esta incrível pregação sobre Jonas!!

Missão Possível (Jonas 3:1-5)

Certa vez perguntaram a um missionário na África se ele realmente gostava do que estava fazendo. Sua resposta foi chocante. “Gosta deste trabalho?” ele disse. “Não. Minha esposa e eu não gostamos de sujeira. Nós não gostamos de rastejar em cabanas vis através de refugo de cabra… Mas um homem não deve fazer nada por Cristo que ele não goste? Gostar ou não gostar não tem nada a ver com isso. Temos ordens de ‘Ir’ e vamos. O amor nos constrange.”

Por que o amor o constrangeria? Porque Jesus providenciou uma missão. “Ir . . . e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos tenho ordenado” (Mt 28:19-20).

Jesus diz aos discípulos: “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia, e que em seu nome se pregasse o arrependimento para a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” (Lc. 24:46-47).

Sem dúvida, para os Apóstolos isso parecia uma “Missão Impossível”. Como doze homens – treze, se você contar Paulo – deveriam levar o Evangelho de Jesus a todos os cantos do mundo?

Aprendemos rapidamente que a missão que Jesus deu aos discípulos era uma “Missão Possível”. O Espírito Santo veio sobre eles e os capacitou a dar dons milagrosos aos outros. Os outros foram capazes — como Estêvão e Filipe — de pregar a outros antes que as Escrituras fossem concluídas. De fato, houve tanta pregação que Paulo pôde escrever aos colossenses: “O evangelho que ouvistes . . . foi anunciado em toda a criação debaixo do céu” (Cl 1:23). Não “Missão Impossível”, mas “Missão Possível”.

Quando Deus chama Jonas pela primeira vez para ir a Nínive, Jonas quer que seja uma “Missão Impossível”. Jonas tenta fugir da ordem de Deus, pois deseja Nínive destruída, não poupada.

Depois que Deus poupou Nínive, Jonas disse a Deus: “Ó Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em meu país? Por isso me apressei em fugir para Társis; pois eu sabia que tu és um Deus clemente e misericordioso, lento para a cólera, grande em benignidade e que se compadece das calamidades” (Jn 4:2). Assim, ao fugir para Társis, segundo as próprias palavras de Jonas, o profeta quer que sua missão divina seja rotulada como “Missão Impossível”.

No entanto, uma missão de Deus não pode ser rotulada como “Missão Impossível”. Jonas logo descobre que nenhuma missão de Deus é impossível. Quando o Senhor lhe disse pela primeira vez para ir a Nínive, Jonas tentou ir o mais longe possível. A Társis para a qual Jonas tentou fugir provavelmente era a da Espanha, completamente do outro lado do Mediterrâneo.

Como Jonas está no mar, o Senhor envia uma grande tempestade. Os marinheiros lançaram sortes para ver quem havia irritado os deuses. A sorte caiu para Jonas e Jonas foi lançado ao mar. No entanto, o Senhor designou um grande peixe para engolir Jonas, e este grande missionário passou 3 dias e 3 noites na barriga do peixe. Depois que Jonas passou 3 dias e 3 noites no ventre do peixe, “falou o Senhor ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra seca” (Jn 2:10).

É neste ponto que chegamos ao nosso texto para esta noite. O que tornou a missão divina de Jonas, uma “MISSÃO POSSÍVEL?”

Uma Grande Comissão, vv 1-2

pregação sobre jonas

“Então a palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez, dizendo: ‘Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.’”

A comissão de Jonas foi GRANDE, pois veio do GRANDE EU SOU. O texto diz que “veio a palavra do Senhor a Jonas”. Certamente não foi idéia de Jonas ir para Nínive – ele não queria ir em primeiro lugar. A palavra não veio de um amigo de Jonas; a palavra veio de Deus.

Deus é o maior que pode dar uma comissão. Somente Deus tem o poder de fazer o que Deus disse. A mensagem que Jonas deveria pregar era: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida!” Quando Nínive finalmente caiu em 612 aC, foi Deus quem causou a queda da cidade.

O Livro de Naum contém oráculos contra Nínive. Sobre o julgamento de Deus sobre Nínive, Naum diz: “Com uma inundação transbordante ele acabará completamente com os adversários e perseguirá seus inimigos nas trevas. O que você trama contra o SENHOR? Ele fará um fim completo” (Na 1:8-9). Jonas não conseguiu acabar com Nínive; somente Deus poderia fazê-lo.

Somente Deus tinha o poder de saber quando Nínive seria destruída. Jonas vai à cidade e proclama: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida!” Nos dias de Jonas, tal afirmação poderia parecer absurda, pois Nínive era a maior cidade do mundo.

A comissão de Jonas também é grande, pois foi uma comissão universal. Sim, a comissão era apenas para Jonas ir a Nínive. No entanto, este é o único exemplo no Antigo Testamento em que Deus enviou um profeta a uma nação pagã. Tenho certeza de que essa foi em parte a razão pela qual Jonas estava tão relutante em ir a Nínive — Deus não enviava profetas aos pagãos. No entanto, aqui Deus faz exatamente isso.

Pense nas implicações disso. Deus não ama apenas seu próprio povo, mas também os pagãos. Deus está preocupado que as pessoas de todas as nações tenham a oportunidade de vir a ele.

Nós entendemos essa verdade na era moderna. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28:19). Na casa de Cornélio, Pedro diz: “Na verdade, entendo que Deus não mostra parcialidade, mas em qualquer nação aquele que o teme e faz o que é certo lhe é aceitável” (Atos 10:34-35).

No entanto, para os judeus, esta foi uma revelação surpreendente. Eles eram o povo escolhido de Deus. Deus decidiu colocar seu amor sobre eles. Não havia absolutamente nenhuma maneira que Deus pudesse amar outro país em qualquer lugar como ele os amava. No entanto, Deus ama outras nações além dos israelitas.

Jonas deveria pregar contra Nínive a mensagem que Deus lhe deu. Jonas nem mesmo teve escolha na mensagem que iria proclamar; sua proclamação deveria ser as palavras de Deus.

Hoje, aqueles de nós que ousam falar em nome de Deus devem falar as próprias palavras de Deus. Quando Micaías foi encorajado a profetizar favoravelmente a Acabe, ele disse: “Tão certo como vive o Senhor, o que o Senhor me disser, isso falarei” (1 Reis 22:14). “Quem fala [deve falar] como quem fala as palavras de Deus” (1 Pedro 4:11).

A missão de Jonas era “MISSÃO POSSÍVEL”, pois era uma Grande Comissão do Senhor Deus.

Uma Grande Cidade, vv 3b-4a

“Ora, Nínive era uma cidade muito grande, com largura de três dias de caminho. Jonas começou a entrar na cidade, indo caminho de um dia”.

Nessa época, Nínive era umas das maiores cidades do mundo. Ele estava localizado no rio Tigre, no local da atual Mosul, no Iraque. A cidade tinha provavelmente cerca de 60 milhas de diâmetro e mais de 120.000 pessoas viviam na cidade nos dias de Jonas (Jn 4:11).

A cidade era grande em tamanho geográfico por causa da população e por causa da influência, muitas pessoas queriam morar na cidade. Se fôssemos falar da cidade de Nova York como uma cidade extremamente grande nos Estados Unidos, poderíamos ter todas as três ideias em mente – é a maior cidade em população dos Estados Unidos, cobre uma grande área e a cidade tem grande influência em todo o mundo.

Deus estava preocupado com esta cidade por causa de sua grandeza. Na conclusão deste livro, Deus fala de sua preocupação com as 120.000 pessoas que vivem em Nínive (Jn 4:11). Como a cidade era tão influente, Deus queria conter a influência negativa da cidade. Os assírios que viviam em Nínive tinham grande potencial para influenciar o mundo para o bem.

Quando pensamos em missões, os números são importantes. Muitas vezes ouvimos que os números não importam. No entanto, o fato de Deus falar de sua preocupação com as 120.000 pessoas de Nínive mostra que Deus se preocupa muito com os números, pois os números representam pessoas.

A igreja do Novo Testamento estava muito preocupada com os números; era muito comum Paulo e outros irem para áreas metropolitanas onde muitas pessoas podiam ouvir a Palavra de Deus. “Filipe desceu à cidade de Samaria e lhes anunciou o Cristo. E as multidões unanimemente atentavam para o que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que fazia” (Atos 8:5-6).

Sobre o ministério de Paulo em Éfeso, lemos: Paulo “retirou-se [da sinagoga judaica] e levou consigo os discípulos, discutindo diariamente na sala de Tirano. Isso durou dois anos, de modo que todos os habitantes da Ásia ouviram a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos” (Atos 19:9-10). Paulo escolheu estrategicamente a localização de Éfeso, para que pudesse treinar outros que pudessem levar a mensagem adiante.

Portanto, isso não significa que Deus não se importa com o indivíduo – Jesus conversou com uma mulher solitária perto de um poço e Filipe pregou Cristo a um eunuco solitário. A questão é que Deus quer que o maior número possível de pessoas receba a salvação por meio de seu Filho.

Uma Grande Mudança, v 5

“E o povo de Nínive acreditou em Deus. Convocaram um jejum e se vestiram de pano de saco, desde o maior até o menor”.

Os pagãos acreditam no que Deus disse; portanto, o povo de Nínive jejua e se veste de saco. Jejum e pano de saco eram frequentemente usados ​​no mundo antigo para retratar profundo arrependimento. Assim, mostra-se que aqueles que vivem em Nínive estão mudando – arrependendo-se de seus pecados.

Esta grande mudança é o propósito da pregação. A Agripa, Paulo disse: “Não fui desobediente à visão celestial, mas anunciei primeiro aos que estão em Damasco, depois em Jerusalém e em toda a região da Judéia, e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras de acordo com o seu arrependimento” (Atos 26:19-20).

É esta Grande Mudança que traz as bênçãos de Deus. Para Israel, Deus diz: “Desde os dias de seus pais, vocês se desviaram dos meus estatutos e não os guardaram. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês, diz o Senhor dos Exércitos” (Ml 3:7).

No final desta passagem, descobrimos que Deus decide não destruir Nínive, porque eles se arrependeram: “Quando Deus viu o que eles fizeram, como se converteram do seu mau caminho, Deus se arrependeu do desastre que havia dito que lhes faria. , e ele não o fez” (Jonas 3:10).

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham tempos de refrigério pela presença do Senhor” (Atos 3:19-20).

Sabe aquelas bênçãos de Deus? Você precisa vir esta noite e mudar, tomar uma atitude para que você possa ter as bênçãos de Deus. Volte-se para o Senhor e Busque a sua presença.

Espero que tenha gostado deste esboço de pregação sobre Jonas, comente abaixo o que achou!!

 Veja Também:

Pregação sobre Davi – 5 Super Segredos

Esboço de Pregação sobre Rocha – Uma Casa Sólida

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *