Veja esta grande passagem impactante de Jesus, e aprenda mais neste esboço de pregação sobre rocha.

Esboço de Pregação sobre Rocha

Introdução: 

Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque tinha o seu fundamento na rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu com grande estrondo. Mateus 7: 24-27

OUVIR E OBEDECER

O ponto de diferença de Jesus entre o homem sábio e o tolo é o que você faz com as palavras que ele fala.

Jesus conta esta história depois de ter dado aos seus ouvintes muitos ensinamentos claros que ele sabe que alguns receberam e outros abandonaram; e temos a Bíblia mais acessível do que nunca, bem como todas as outras maneiras pelas quais Deus se revela. Ele não é difícil de encontrar, Ele está perto de todos os que invocam o Seu nome’ (Salmo 145:18), mas o que fazemos com o que Ele diz?

A casa na areia pode parecer tão impressionante quanto a construída na rocha, talvez até mais porque as fundações levaram menos tempo e esforço que poderiam ser gastos em outras partes da construção. Mas no Sermão da Montanha, que antecede esta parábola, Ele repetidamente destaca o contraste entre as aparências externas de santidade e a verdade interior.

O Sermão da Montanha parece se concentrar em quatro coisas –

  • ser sério sobre o pecado
  • cultive um bom coração e não uma aparência ostentosa de obras
  • buscar a Deus em oração e adoração íntima
  • confie no amor e na provisão de Deus para você. 

Essas coisas precisam de ação nossa para impactar adequadamente nossas vidas. Os fariseus construíram sua esperança nas bênçãos e privilégios externos que vinham de sua posição e postura, mas eles estavam descansando em uma fé morta e orgulhosos demais para novas informações, e complacentes demais para abordar seus corações interiores. E nós?

Um tolo no sentido bíblico não é apenas alguém que não conhece as coisas, ou não tem acesso à sabedoria, é alguém que repetidamente se afasta da informação e sabedoria disponíveis para eles, que não quer aprender com seus erros – eles escolheram a tolice, e não o contrário.

Como os ouvintes de Jesus sabiam, o rio Jordão aumentava todo ano e havia muitas rochas disponíveis, então não havia nenhuma desculpa real para construir na areia. Depois de ouvi-lo, temos apenas duas opções – obedecer ou não, agora é uma resposta que precisamos escolher. Quando Deus fala, precisamos responder.

Para obedecer a Deus, precisamos conhecer a Sua vontade: precisamos estar familiarizados com a sua Palavra, precisamos aplicá-la com a oração. Então, nos beneficiamos de ser disciplinados ao construir essas coisas em nossas vidas. 

Como parte dessa construção de fé e confiança, Deus também constrói uma paciência crescente em nós. O homem sábio gasta mais tempo em suas fundações, sabendo que será uma boa casa e o custo desse tempo extra tornará sua casa melhor no final.

E embora seja a mão mestra de Deus que usa nossas circunstâncias e o tempo das respostas de oração no equilíbrio certo para crescer e não nos esmagar, também desempenhamos um papel em transformar isso em paciência e confiança frutíferas por meio de como respondemos. E através de tudo isso, vai deixando nossa casa mais firme. O que é bom, quando pensamos em outro ponto desta parábola:

A CERTEZA DO PROBLEMA

Em toda a Bíblia, fica claro que não devemos nos surpreender com o sofrimento ou as dificuldades, eles são uma parte inevitável da vida deste lado da eternidade.

Quanto mais vivemos na verdade e nos propósitos de Deus, mais atraímos o fogo inimigo, nos chocamos com o mundo, cada vez mais deixamos Deus atacar nosso caráter; mas qualquer que seja a causa do sofrimento, Deus está nos tornando mais semelhantes a Ele. É por isso que o apóstolo Paulo até mesmo chamou o sofrimento de um privilégio para ser ‘orgulhado’ (2 Coríntios 11). Aliás, ele também chega a dizer que é necessário para a construção da esperança:

“Não somente isso, mas também nos gloriamos em nossos sofrimentos, porque sabemos que o sofrimento produz perseverança; perseverança, caráter; e caráter, esperança.” Romanos 5:3-4

Esse paradoxo faz parte da maneira gloriosa com que Deus redime nosso sofrimento quando estamos construindo sobre Sua rocha. E através dessas provações, as disciplinas simples são o que nos ajudam a permanecer firmes – direcionando nossos rostos para a obediência, gratidão, unidade, confiança, imergindo-nos em oração, Bíblia, adoração e nos lembrando da bondade de Deus. Porque nossa esperança não nos decepcionará (Romanos 5:5):

A Casa sobre a ROCHA DE JESUS 

esboço de pregação sobre rocha

Jesus diz: “Neste mundo tereis aflições, mas tende ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Ao fazermos essas coisas, construímos cada vez mais sobre a rocha de saber quem é Deus e quem somos nós.

Mas, em última análise, o próprio Jesus é a rocha – e essa rocha é inabalável porque é Deus – Ele é o firme que está segurando firme, não nós. A casa na rocha não é necessariamente uma ‘casa melhor construída’, é a rocha abaixo dela que faz a diferença. Deus é a única maneira de resistir – qualquer outro fundamento falha em algum ponto, contando com a nossa própria força, fidelidade, dons – tem que ser o próprio doador e nunca podemos chegar ao fim de Seu poder criativo, proteção , sabedoria ou bondade.

Essas casas de pedra na Capadócia, no Oriente Médio, são construídas diretamente na face da rocha e, como diz o site Ancient-origins.net: “séculos de cidades, impérios e religiões surgiram e caíram em torno desses paraísos únicos e ainda assim eles permanecem ocupados. até hoje”. Eles resistiram a tudo, todo esse tempo. Veja a imagem abaixo:

As casas sobre as rochas não têm apenas fundações na rocha, mas toda uma rede de túneis e salas subterrâneas, com truques de defesa especiais embutidos, que estão dentro da rocha, para onde os habitantes poderiam se refugiar por semanas a fio quando estavam sob ataque.

Ao buscarmos edificar nossa vida sobre Sua rocha, ouvindo e obedecendo, podemos confiar que Sua força e Seus propósitos não falharão. Estamos escondidos em Cristo (Colossenses 3:3), ele nos envolveu em Sua identidade e estamos completamente seguros Nele e providos de tudo o que precisamos.

Fonte auxiliar: https://www.thecitychurch.org.uk/

Veja Também:

Pregação sobre Jonas – Encare a sua Missão

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *