A unção que despedaça o jugo é o assunto do estudo de hoje. Vamos também estudar o sentido etimológico da palavra unção e entender como ela age em nossa vida e nas pessoas que estão ao nosso redor.

Este é um assunto que gera muitas dúvidas no meio cristão. E tem sido de certa forma banalizado com o passar do tempo. Com isso a verdadeira essência desse ensinamento tem sido perdida por muitos que não a entendem.

O jugo sera despedaçado por causa da unção

A unção que despedaça o jugo

O jugo será despedaçado por causa da Unção, esta é uma frase famosa que muitos dizem sem entender o seu real sentido. E para entendê-lá temos que antes observar o significado da palavra Unção na sua origem. Veja abaixo:

No hebraico a palavra usada é “shemen”, que significa “gordura, óleo”. Aparece em Isaías 10:27

No grego a palavra usada é  “Chrisma”, que vem do verbo chrío, ungir. Chrisma” aparece na forma substantiva três vezes no Novo testamento, sempre na primeira epístola de João: 2:20,27 

Chrisma significado segundo dicionário bíblico Strong: ” Qualquer coisa untada, unguento. Unção era a cerimônia inaugural dos sacerdotes”. Pág 1920.

É importante nos atentarmos para o contexto no qual está inserida esta palavra tanto no velho quanto no novo testamento. Pois hoje em dia muito tem se falado a respeito deste tema. Entretanto sem fundamentação bíblica. Por isso todo cristão deve estar atento para não seguir falácias do meio “evangélico”. 

Contextos da palavra Unção na bíblia

 Contexto de Isaias 10:27.

“E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.”

Nesta passagem é mencionado o povo da Assíria que já havia destruído muitos reinos e se vangloriava de sair vitoriosa em todas as batalhas. Sendo que agora o senhor estava usando esse povo como instrumento de Ira contra Israel. Para que este voltasse a confiar somente Nele.

Porém Deus fala para que não temam a Assíria. E depois que esta ferisse Israel. O Senhor se levantaria e acabaria com todo o mal que estava sobre seu povo. Com a Unção que despedaça todo o jugo, aonde nesta passagem significa: gordura, ou óleo. Tendo como sentido principal a força e o poder de Deus livrando Israel.

Observemos agora o contexto da palavra Unção no novo testamento. Em 1 João 2:27.

“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas”. 1 João 2:27

Semelhantemente nesta passagem vemos a palavra Unção como um ato de poder Divino. Aonde está Unção nos capacita a entender e discernir o que é certo ou errado, o que é falso ou verdadeiro. Pois no contexto desta passagem João nos alerta sobre os anticristos que haviam surgido. Portanto graças a Unção que havia nos filhos de Deus poderiam discernir quem era verdadeiro e realmente seguia a Jesus.

A Unção do Espírito Santo

Vimos que a Unção nos traz o sentido de óleo para separação, como era na cerimônia dos sacerdotes e também de capacitação para discernir e cumprirmos o propósito de Deus. Pois assim como os sacerdotes receberam a Unção para servir no templo. Assim também Jesus recebeu para fazer a obra do Pai aqui na terra.  Pois Jesus exerceu seu ministério como um Ungido pelo Espírito Santo.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor ” Lucas 4:18,19

Jesus foi Ungido por isso carregava a Unção de Deus. Ou seja, Ele tinha a capacitação para fazer a obra do Pai. E assim como ele recebeu esta capacitação os discípulos também precisavam receber.

“E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder“. Lucas 24:48,49

Os discípulos precisavam da capacitação que o Espírito Santo traria. Por isso precisaram esperar em Jerusalém. E quando foram revestidos de poder foram capacitados a exercer o seu ministério. Porque não é com a força do nosso braço que exercemos o ministério. Mas sim na força dada pelo Espírito do Pai.

O que é a unção que despedaça o jugo?

A unção que despedaça o jugo é a força e o poder de Deus, que atua em favor de seus filhos para os livrar da opressão do inimigo, e também para curar e libertar.

Conclusão

Neste estudo vimos o que é a unção que despedaça o jugo. Vimos também como está Unção se aplica em nossa vida cristã. Assim a conclusão que chegamos é que a Unção é uma capacitação que opera em nós o poder de Deus para exercer, e cumprirmos o propósito que o Pai tem para a nossa vida.

Veja Também ⇓⇓

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *