Hoje nós iremos ver na bíblia um estudo e pregação sobre Elias na caverna, e como foi para esse profeta essa fase em sua vida. Elias foi um dos primeiros profetas e, sem dúvida, está entre os mais importantes. Ele é considerado o representante do ministério profético do antigo testamento.

Pregação sobre Elias na caverna

Pregação sobre elias

Elias: uma voz profética

Você se lembra do episódio relatado em 1 Reis 18? Aquele momento onde o profeta Elias desafiou os 850 falsos profetas. Esses homens adoravam Baal e Asera, duas entidades que eram cultuadas entre o povo daquela região.

Após o desafio, Deus derrama fogo dos céus sobre o holocausto e o povo reconhece que somente o Senhor era Deus – 1 Reis 18.39. Isso aconteceu porque o profeta Elias estava sendo usado por Deus para ser uma voz profética e mostrar para o povo que eles deveriam se arrepender e se voltar para os caminhos do Eterno.

Nesse período, Elias desafiava o rei Acabe e Jezabel, que eram duas pessoas com intenções malignas, dispostas a matar Elias e não deixar o Senhor reinar em Israel.

Leia Também: Pregação sobre Gideão e os 300

A perseguição contra Elias

Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
1 Reis 19:1-3

Jezabel estava querendo matar Elias por causa que ele desafiou os profetas de Baal, ela se sentiu humilhada com a atitude do profeta. Toda a sua fúria estava contra a vida dele. Mas Elias ainda teve tempo de fugir, ainda conseguiu encontrar uma forma de escapar.

Os desafios de Elias

Depois de desafiar 850 profetas, sabe para o onde profeta Elias foi? Para uma lugar de refugo, sim agora o profeta Elias na caverna se escondeu. 

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
1 Reis 19:9

Elias na caverna – A consequência do medo

O mesmo Elias que tinha enfrentado quase 1000 homens, o mesmo homem que tinha desafiado tanta gente, aquele que viu fogo dos céus e tantos milagres, ainda sim, ele teve medo de Jezabel e se escondeu em uma caverna.

Muitas vezes nós somos desafiados por situações, ou somos perseguidos em alguma área de nossas vidas e, nos acovardamos diante disso. Mas a palavra de Deus diz para “trazermos a memória aquilo que nos dá esperança” – Lm 3.31.

O temor não pode nos paralisar. Aquele que crê em um Deus de amor e graça, não pode se acovardar, não pode retroceder. Naquele momento de sua vida, Elias tinha retrocedido, ele estava escondido. Mas Deus o tinha chamado para as guerras, para as lutas, para viver desafios em Deus.

Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor
1 Reis 19:11

Qual caverna você tem vivido? Talvez seja a caverna da depressão e do sofrimento, acreditando que não existe mais solução para a sua vida. Mas saiba que a voz de Deus pode te trazer para fora: Ele diz para você sair dessa caverna.

Podemos passar por tribulações, mas não podemos permanecer nas tribulações. Podemos passar pelas dificuldades, mas não podemos permanecer nas dificuldades. A cada dia é necessário um novo respirar, é preciso confiar em Deus e saber que Ele está contigo.

Elias vive algo novo em sua vida

Após passar por todo esse momento de solidão e tristeza, Elias resolve obedecer a Deus. Ele ouve a voz do criador: uma voz mansa e delicada (1Rs 19.12) – Muitas vezes Deus não vai se manifestar no barulho, no mover, ou da forma que esperamos. Ele pode agir no silêncio, na solitude. É necessário estarmos com um ouvido atento ao Senhor.

Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
1 Reis 19:19

Depois de sair da caverna, Elias encontra Eliseu, aquele que foi o seu discípulo e sucessor. Isso nos mostra que após um período de deserto, Deus pode colocar situações inusitadas em nossas vidas: novos amigos, novas oportunidades, novos desafios.

O novo de Deus veio após a caverna. Elias pôde entender que o sol sempre brilha, independente da escuridão, a luz resplandecerá. Acredite e se renda completamente ao agir de Deus.

Conclusão da Pregação sobre Elias na caverna

Enfim, neste estudo sobre Elias na caverna, chegamos a conclusão que a caverna não pode nos parar, toda e qualquer obstáculo que por um momento nos paralisar, deve ser colocado diante de Deus. Do qual nos dará a vitória, e força para prosseguir para o alvo, basta confiarmos e crermos, que Ele está no controle. Então seremos imparáveis, e iremos até o fim com Jesus no Senhor.

pregação elias na caverna

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *