Neste esboço de pregação sobre Ana vamos entender como essa mulher foi dedicada a Deus. A história de Ana faz lembrar a história de Isabel e, em especial, a de Sara.

Esboço de Pregação sobre Ana 

Ana foi a mulher estéril de Elcana, o Eframita. A segunda esposa de Elcana, Penina, que tinha gerado filhos a ele, zombava de Ana porque ela era estéril.

Todo ano, Elcana viajava até o santuário em Siló, onde os sacerdotes Eli e seus filhos Hofni e Finéias oficiavam o culto. Ali ele oferecia sacrifícios e intercedia por Ana, a qual ele amava profundamente.

 Ana mostra que somos seres limitados e dependemos de Deus

E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 1 Samuel 1.6-8

 Ana era estéril, e sua rival, a outra mulher de Elcana tinha filhos, além disso, ela esnobava Ana e a humilhava. Ana nos mostra que, muitas vezes a vida não é exatamente como sonhamos, mas Deus é o nosso refúgio.

Ana chorou, mostrou sua fraqueza. Muitas vezes os cristãos querem vender uma imagem de fortes e intocáveis. Mas, a fraqueza é o lugar onde Deus pode se aperfeiçoar.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 2.10

Ana confiava em Deus, mas ela era humana. Deus formou o ser humano não para ser invencível, mas para ser dependente de Dele. A palavra mostra que Deus escolheu pessoas pequenas para Ele fazer uma grande obra.

Os homens julgam pela aparência, mas Deus sonda os corações

E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.
Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
1 Samuel 1.12-16

Eli achou que Ana estava embriagada, porém ela estava apenas orando a Deus. Os homens são falhos, muitas vezes rápidos em julgar e pouco misericordiosos. Mas Deus é aquele estende o seu manto de misericórdia e cobre os seus filhos de graça.

Muitas pessoas são julgadas pela sua aparência, pela sua capacidade, pelos erros do passado. Mas os cristãos não foram chamados para viverem segundo a expectativa humana, mas sim viver para a glória de Deus.

É mais importante agradar a Deus do que a homens.

Deus não esquece dos seus filhos

E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
1 Samuel 1.18-21

O Senhor se lembrou de Ana. Muitas vezes parece que Deus não está agindo, parece estar calado. Mas muitas vezes Ele age no silêncio. Deus trabalha no secreto e revela o seu amor nas pequenas coisas.

Ana passou de mulher estéril para uma mãe e mãe de Samuel, aquele profeta que estaria ungindo o Rei Davi. A perseverança de Ana nos mostra que a obediência a Deus, mesmo em momentos de escuridão é o caminho certo.

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Isaías 49.15

Deus não é um ser distante que fica olhando para os seus filhos sem poder fazer nada, Ele é Aquele que intervém diretamente na humanidade. Bem-aventurados são aqueles que confiam, descansam e experimentam o favor de Deus.

É pela graça do Senhor que tudo acontece, não pelas nossas forças, nem pelas nossas conquistas. É por pura misericórdia e amor.

Veja Também: 

 

Leia Também:

Pregação sobre Daniel COMPLETA

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *