Hoje iremos ver um esboço de pregação para jovens, isto é algo necessário e muito recompensador. Ver jovens sendo tocados pelo amor de Deus, se arrependendo e vivendo para a glória do Pai, é algo fantástico.

Esboço de pregação para jovens

Antes de entrar no esboço devemos entender que um jovem é uma pessoa que está descobrindo muitas coisas novas: relacionamentos, valores, visão de mundo, escolhas, ele está passando por um turbilhão de situações inusitadas. Mas, por mais que ele esteja vivendo em uma geração que tudo é muito rápido, a palavra é insubstituível.

O poder de uma pregação baseada na palavra é capaz de mudar o curso de vidas. Então, a pregação para jovens não deve ser como um paliativo para as coisas do mundo, como um substituto às alternativas que a sociedade propõe.

A palavra de Deus é a verdade que liberta, então deve ser ministrada com autoridade e conhecimento.

Esboço de Pregação para jovens: Por qual caminho você está andando?

esboço de pregação para jovens

A escolha que um jovem deve tomar deve sempre ir de encontro com Jesus. Então veja abaixo 6 conselhos e direções para jovens nesta mensagem.

  1. Jesus não é um atalho, mas é o caminho

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Jovem, você pode estar sendo seduzido pelas paixões do mundo, mas saiba que o mundo tem apenas alguns atalhos para a felicidade. São tentativas de suprir o vazio.

Mas somente Jesus é o caminho verdadeiro que leva à uma vida plena. Jesus é O Caminho.

  1. Tudo na vida tem consequências

Se Jesus falou que Ele é o caminho, a verdade e a vida, é porque somente em Cristo podemos nos satisfazer.

Muitos jovens escolhem levar uma vida do seu próprio jeito, ofendendo a graça de Deus e rejeitando a santidade.

Saiba que: tudo o que você semar, você colherá – Gn 6.7

Deus é onisciente, Ele sabe de todas as coisas e conhece o seu coração. Plante santidade que você colherá vida eterna.

Os seus amigos podem te convidar para baladas, bebidas, drogas e outras coisas, mas quando você escolhe Deus, a sua vida nunca mais será a mesma.

Não brinque com Deus, viva uma vida dedicada à sua glória.

  1. Muitos podem te rejeitar, mas Deus não vai te rejeitar

Talvez você esteja vivendo uma vida sem muitos amigos, o pessoal da sua escola ou faculdade não te chama para nada. Mas saiba que vale mais um dia na presença do Senhor do que mil em qualquer lugar.

Jesus foi rejeitado. Os apóstolos foram rejeitados. Os profetas foram rejeitados. Você também será, mas isso faz parte da caminhada com Deus.

Ainda que os outros te rejeitem, Deus é contigo. Ele te ama. Ele é o seu melhor amigo.

Veja Também: Pregação e estudo sobre Raabe

  1. Ande com pessoas sábias

Na lição anterior, falamos que as pessoas “do mundo” podem te rejeitar, mas existem muitos amigos e irmão em Deus para andar contigo.

A bíblia fala:

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3

Davi andou com Jônatas, eles foram melhores amigos. Jesus andou com João, Pedro e Tiago.

Deus criou o homem para a unidade. Quando estamos com outros irmãos, a benção de Deus é derramada. Deus se alegra com as parcerias que Ele coloca em nossas vidas.

Ande com pessoas de Deus, pessoas sábias, que fazem as melhores escolhas para a vida. Aquele que anda com sábios, será sábio. Aquele que anda com tolos, será tolo. Escolha o que você deseja para a sua vida: sabedoria ou tolice?

  1. Se alimente da palavra e se fortaleça em oração


Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:13-18

A bíblia fala para vestirmos a armadura de Deus. Somos comparados a soldados romanos que se preparavam para as batalhas. Para saber mais veja: Pregação sobre a Armadura de Deus

É impossível você ter uma vida relevante em Deus se não andar em oração e leitura da palavra. São duas armas poderosíssimas contra as trevas, contra o desânimo, contra as paixões da carne.

Tome a sua armadura, se prepare para a batalha e vença o mundo. Jesus é contigo.

Você foi chamado para viver para a glória de Deus. Escolha o caminho de Jesus, escolha Jesus e sua vida será totalmente transformada, você viverá dias extraordinários.

6. Fuja dos desejos da Mocidade

Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.  2 Timóteo 2:22 

Paulo adverte Timóteo a fugir dos desejos da Mocidade, todo jovem ainda está em um processo de amadurecimento em sua vida, por isso a palavra de Deus serve como uma bússola, para que todo jovem saiba qual passo deve fazer.

E dentre esses passos a bíblia adverte que há muitas paixões e caminhos que levam à perdição. E como um jovem ainda é imaturo, sem a bíblia ele não terá a capacidade de entender o quão sério podem ser esses caminhos.

Paulo neste capítulo de segunda Timóteo, está falando que o seu discípulo deve ser um obreiro aprovado. 

E para isso além de manejar sabiamente a palavra de Deus. Ele deve se separar e se santificar, fugindo de desejos e paixões que muitas vezes irão permear a vida de um jovem, sendo que hoje, essas paixões, podem vir através da tecnologia ou de seus amigos que poderão induzi-lo a praticar imoralidades e muitos outros pecados o que os jovens costumam fazer. 

Portanto é necessário o jovem não brincar com o pecado e sim levar a sério, e fugir. E este fugir poderá ser muitas vezes no sentido literal de correr do pecado, assim como José fugiu da mulher de Potifar.

Um jovem deve estar cercado de pessoas sábias mas se ele não buscar conhecer a palavra de Deus e amá-la, poderá se deixar levar pelos desejos deste mundo.

Conclusão do Esboço de Pregação para Jovens

A principal questão neste esboço de pregação para jovens que deve ser entendida é que o valor da vida de cada jovem deve ser glorificar a Deus em tudo o que ele é, por isso deve viver para agradar o coração de Deus. E com isso ele será alegre, terá paz em abundância por estar fazendo o quê o criador dos céus e da terra lhe propôs.

Espero que tenha gostado deste esboço de pregação para jovens, que Deus te abençoe dando sabedoria para pregar e ganhar muitos jovens para Cristo.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *