Neste esboço de pregação sobre fé iremos ver o legado que a fé nos traz, quando esta é colocada em prática, sem ver as circunstâncias que estão ao seu redor.

Um dos maiores exemplos que podemos encontrar na Bíblia, de uma fé que nos traz um grande legado. É a passagem do Centurião romano.

fonte de auxilio para este artigo: steppesoffaith.com

Esboço de pregação sobre fé –  O Legado de fé do Centurião Romano 

esboço de pregação sobre fé

Introdução do esboço de pregação sobre o fé:

“Senhor, eu não sou digno de que você venha debaixo do meu teto. Mas apenas fale uma palavra, e meu servo será curado”. Mateus 8: 8

Tudo na vida requer alguma medida de fé, por incrível que pareça. Pois temos fé que nossos parentes, filhos continuarão saudáveis, temos fé que ainda nosso emprego estará de pé na segunda-feira, e temos fé que teremos o pão nosso de cada dia.

Mas quando as coisas saem do eixo, é que realmente vemos se a nossa fé é firme ou ela é moldada pelas circunstâncias que estão ao nosso redor.

Pois se de repente perdemos o nosso emprego, depois de já havermos feito muitos planos, o pânico começará  bater a porta, e aqueles que realmente tem uma fé firme e já experimentada, irão confiar no senhor. Mas muitos irão entrar em desespero e o pânico irá tomar conta de suas vidas. 

Mas como cristãos devemos passar por privações, e provações. E isso resultará em um legado fé. Por isso o principal sentido e ensinamento que podemos tirar da passagem do centurião romano. É que ele reconheceu quem Jesus era e o que ele podia fazer.

E a base em que a sua fé foi colocada em prática, se deve ao fato de que ele reconheceu o poder criativo e a autoridade Celestial que Jesus tinha assim como ele tinha na terra sendo um chefe do exército romano.  

A fé do centurião

A história de Jesus e o centurião é uma história bastante famosa na Bíblia. Vejamos novamente como uma atualização. Encontramos isso em Mateus 8: 5–13 e Lucas 7: 2–10 . Aqui está a versão de Luke.

“2 -O servo de certo centurião, que lhe era querido, estava doente e no momento da morte. 3 -Quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse e salvasse seu servo. 4 – Quando chegaram a Jesus, imploraram-lhe sinceramente, dizendo: ‘Ele é digno de você fazer isso por ele, 5 – porque ele ama nossa nação e construiu nossa sinagoga para nós’.

6 – Jesus foi com eles. Quando ele não estava longe de casa, o centurião enviou-lhe amigos, dizendo-lhe: ‘Senhor, não se preocupe, porque eu não sou digno de você cair sob meu teto. 7 – Portanto, eu nem me considerava digno de ir até você; mas diga a palavra, e meu servo será curado. 8 – Pois eu também sou um homem colocado sob autoridade, tendo sob mim soldados. Eu digo a este, ‘Vá!’ e ele vai; e para outro, ‘Venha!’ e ele vem; e ao meu servo: ‘Faça isso’, e ele faz.

“9 – Jesus, ouvindo essas coisas, maravilhou-se com ele, virou-se e disse à multidão que o seguia: ‘Digo-lhe que não encontrei tanta fé, não, não em Israel’. 10 – Aqueles que foram enviados, voltando para casa, descobriram que o servo que estava doente estava bem”.

Veja Também: Pregação e Estudo sobre Elias

Perspectiva histórica

Tenho certeza de que todos nós já vimos uma representação de um centurião romano em algum lugar. Ele geralmente é um cara grande e corpulento, com uma atitude super ruim, e foi exatamente isso que o povo judeu viu.

Israel estava sob o domínio romano quando Jesus andou na terra. Centuriões tinham o comando de 100 soldados e eram uma visão muito comum na maioria das cidades maiores em Israel. O trabalho dos soldados era principalmente manter a ordem do Império, mas eles também estavam surpreendentemente envolvidos em alguns dos projetos de infraestrutura local. Uma coisa que os soldados fizeram, por exemplo, foi construir sinagogas para o povo judeu.

Você pensaria que construir sinagogas ganharia um pouco de favor aos soldados, mas o povo judeu os via apenas como opressores cruéis e maus que adoravam ídolos e açoitavam pessoas inocentes. Eles odiavam e odiavam os romanos, e muito desse ódio tinha mérito.

Mas havia um centurião que era bem diferente.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como.

Um Coração Humilde

Realmente não conhecemos a história de fundo do centurião, mas ele parecia ter um coração mais calmo do que a maioria dos soldados romanos. Apesar de seu exterior duro, ele reconheceu a autoridade quando a viu, o suficiente para humilhá-lo.

Há um debate sobre se ele usou mensageiros para conversar com Jesus. O livro de Lucas diz que sim, mas o livro de Mateus diz que ele falou diretamente com Jesus. Se permanecermos com Lucas, o centurião enviou anciãos dos judeus a Jesus para implorar a Ele para curar o servo porque ele não era digno de se aproximar de Jesus. E os mais velhos não pareciam se importar em fazê-lo porque, aparentemente, o centurião era um cara agradável.

“E quando [os anciãos] vieram a Jesus, imploraram-lhe sinceramente dizendo que aquele por quem Ele deveria fazer isso era merecedor, ‘porque ele ama nossa nação e nos construiu uma sinagoga’.” Lucas 7: 4–5

Jesus concorda em ir à casa do centurião, mas encontra mais mensageiros falando por ele.

“Senhor, não se preocupe, porque não sou digno de entrar debaixo do meu teto. Portanto, eu nem me considerava digno de ir até você. Mas diga a palavra, e meu servo será curado. Lucas 7: 6–7

Todos somos como o centurião. Nenhum de nós é digno de abordar o Senhor com quaisquer pedidos. Nosso pecado impede. Mas Jesus, em Sua grande compaixão, negligencia nosso pecado, para que ele possa fazer uma conexão conosco. Não importa se somos judeus ou gentios, livres ou escravos, homens, mulheres ou crianças de qualquer cor, origem, política ou cultura. Não importa.

Jesus só quer ir à sua casa e ajudá-lo.

Apenas diga uma palavra

Aqui está o elemento principal da Fé do Centurião, que é a frase: “apenas diga uma palavra”. E é aqui que podemos tirar um grande ensinamento, pois muitas pessoas dizem ter fé, mas sempre elas precisam ver tudo em ação para que realmente creiam que é possível. Portanto, precisam estar por perto somente por precaução.

Porém não deve ser assim, devemos ter a mesma fé e a mesma intenção de coração que havia no centurião romano. 

Pois ele sabia que não precisava ver nada, não precisava de provas. Pois ele acreditava e isso bastava,  sendo um ponto final, sem variações de dúvida.

E a pergunta que devemos fazer é: Como ele fez isso? Como podemos ter essa mesma fé ?

Uma Casa de Fé

Agora, lembre-se, Jesus sabe exatamente quem é o centurião. Ele sabe tudo sobre o centurião, todas as suas coisas boas e todas as suas coisas ruins (às vezes extremamente ruins). E, no entanto, apesar de tudo isso, Jesus ainda queria ajudá-lo. Ele ainda quer ajudá-lo!

Por que Jesus faz isso? Ele veio à terra para “curar os que estão com o coração partido e curar suas feridas ( Salmo 147: 3 )”, mas isso foi há mais de 2.000 anos atrás. O que isso tem a ver conosco hoje?

Jesus ainda nos alcança porque Seu amor é eterno, assim como Ele é eterno. Não é possível para Ele não nos amar. Não é possível que Ele se recuse a ir à sua casa e ajudá-lo. Isso simplesmente não pode ser feito. Isso iria contra Sua própria natureza.

Então, cabe a nós dar o primeiro passo. Se podemos permitir que Jesus toque nossos corações, podemos construir um legado de esperança, não apenas para nós mesmos, mas também para os outros. Como o centurião que construiu casas de oração para os judeus, criamos nossa própria casa de fé para a entrada de Jesus, se nos humilharmos e convidá-Lo. É então que a esperança começa a crescer e se multiplicar.

Jesus adora se conectar com pessoas que a sociedade deixou de lado por um motivo ou outro. Ele deseja alcançar os párias, os que sofrem e os que sofrem de coração partido. Se você está sofrendo hoje, se você se sente jogado de lado, lembre-se de que Jesus quer se conectar com você. Ele quer construir um relacionamento com você, baseado no amor e na graça incrível.

Um legado duradouro

O centurião tinha fé suficiente em Jesus que ele disse que Jesus só precisava dizer uma palavra e que seu servo seria curado. Jesus então se voltou para a multidão que o seguia e disse: “Nunca encontrei tanta fé em todo o Israel” ( Mateus 8:10 ).

O que quer que você esteja passando hoje, nesta semana, neste mês, confie e acredite que Deus o vê. Ele sabe o que você está passando e deseja ajudá-lo.

Abra seu coração e, com fé semelhante a centurião, permita que Deus entre. Você não precisa de nenhum mensageiro para fazer isso por você. Chame diretamente a Ele e creia pela fé que Ele pode fazer muito mais do que você pode imaginar ou imaginar. Garanto-lhe, Ele pode atender à sua necessidade.

O centurião foi um ótimo exemplo para os israelitas naquele dia. Imagine o legado de fé que você pode deixar para alguém hoje. Imagine vidas mudadas para sempre, especialmente a sua.

Confie em Deus. Acredite. Tenha fé. O Senhor é capaz.

pregação sobre fé

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *